Economia

Dezembro é sinônimo de mudanças para os estabelecimentos de Balneário Camboriú

O início da temporada já está gerando empregos e mudanças de cardápios em restaurantes da cidade

Texto: Bruna Gonçalves e Tatiane Decker

Uns amam, outros odeiam. O fato é que a temporada de verão está começando. Com isso, Balneário Camboriú já iniciou os preparativos para receber milhares de turistas nesse fim de ano. Seja no comércio, setor hoteleiro, ou na gastronomia, o impacto que turistas causam para a economia da cidade é grande.

No caso dos restaurantes, por exemplo, contratações são feitas, alguns trocam de cardápio, outros preferem apenas incluir algumas opções especiais. Mas todos afirmam a mesma coisa: o movimento aumenta e muito.

Algumas pessoas podem detestar esse aumento da população que a temporada gera nas praias da região. Mas para os restaurantes e bares, é uma oportunidade de aumentar a renda, assim como para pessoas que estão precisando de emprego. Para suprir todas as necessidades e os gostos dos visitantes, restaurantes como o que Ximenes Lais Fredrich trabalha como gerente fazem contratações extra de funcionários. “Preciso de pelo menos mais quatro garçons para essa época, fora cozinheiros. O número de pessoas contratadas nessa época aumenta, com toda a certeza”.

IMG_7466
Prato especial da casa que Ximenes gerencia e um dos mais pedidos

O restaurante onde Ximenes trabalha preferiu não fazer mudanças em seus pratos, mas resolveu trazer um diferencial nas bebidas e investiu em novas marcas de chopps para os clientes. Já a pizzaria onde Gean Machado é garçom recentemente realizou a troca de cardápio, adicionando mais sabores e opções de pizzas. Diferente do restaurante, Gean afirma que existe uma mudança de preços nos cardápios nessa época do ano. “O preço aumenta pela necessidade de aumentar a quantidade de produtos também. Esperamos um grande aumento na clientela daqui para frente e já fizemos a troca de cardápio.”

Gustavo de Matos, gerente de um restaurante italiano, afirma que os horários do restaurante mudam. “Não faremos mais pausas de intervalo, o restaurante ficará aberto direto, do meio dia à meia noite.” Ele afirma que o restaurante começou a adicionar os 10% na conta dos clientes, cobrados para garçons em alguns estabelecimentos, justamente para poderem contratar mais pessoas sem grandes prejuízos iniciais. “Já contratamos mais 5 garçons e 4 cozinheiros novos”.

IMG_7475
Alguns restaurantes realizam trocas nos cardápios para essa época do ano

Por ser uma cidade turística, o número de pessoas aumenta em larga escala em Balneário Camboriú em dezembro e costuma se estender até o Carnaval. A temporada é uma oportunidade para estabelecimentos faturarem e gerarem empregos na cidade. Muitas vezes, moradores não gostam muito desse aumento no número de pessoas na cidade, mas para a economia e os próprios turistas, essa é a melhor época e a mais esperada do ano.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s