Notícias

@SendLove9 distribui mensagens de carinho e abraços virtuais

Texto: Amanda Macuglia e Joana Fonseca

A conta do Twitter @SendLove9 foi criada no dia 28 de Novembro de 2017, após a dona (que preferiu não se identificar) ter ficado preocupada com uma amiga que estava recebendo hate por outro perfil. O intuito era de mandar mensagens de carinho para pessoas que gostava, sem revelar sua identidade. Maria Rita Costa, estudante de direito, e uma das destinatárias das primeiras mensagens da conta, diz que quando elogios vem de alguém que te conhece e te ama, é mais difícil de acreditar. Mas se vem um desconhecido e diz a mesma coisa, melhora o seu dia.

Mas a conta acabou se tornando muito mais do que isso. De conhecidos, a dona passou para desconhecidos. A conta se transformou em um projeto, e já foram 352 mensagens de carinho enviadas. As respostas foram emocionantes. Pessoas que estavam passando por momentos difíceis, por dias ruins, ou que não acreditavam mais em si mesmas, foram surpreendidas com textos que diziam exatamente o que precisavam ler.

Emanuela Dantas, de 28 anos, perdeu a mãe recentemente e se manteve longe das redes sociais por alguns dias. Quando voltou, deparou-se com uma mensagem que fez o primeiro sorriso depois de um longo tempo surgir em seu rosto. Foi escrita pela dona da conta, mas em nome de todos os amigos de Emanuela. “Você não está sozinha. Tem tanta gente nesse mundo que te ama, que você não faz nem ideia. E todas essas pessoas estão te desejando luz, estão de braços abertos para te aconchegar, estão rezando por você, estão prontos para dizer “ei, vai ficar tudo bem”, porque vai ficar. Uma hora, em algum momento, vai tudo melhorar. E eu tenho certeza que lá em cima ela está como um anjo protetor olhando por você, cuidando de você. Ela cuida de lá e nós cuidamos daqui. Você é maravilhosa, Emanu, demais mesmo! E nós te amamos tanto, mas tanto! Ficar triste é normal, chorar de saudade vai acontecer, mas não se esqueça que você tem motivos para sorrir também, e que o seu sorriso é o sol de muita gente. Para o que precisar, estamos com você. Sempre.” Segundo Emanuela, foi um belo começo de um longo processo de cura e ela não poderia estar mais agradecida ao apoio que recebeu.

Recentemente, uma menina com o user @bullockparrila estava passando por problemas sérios e postando mensagens em seu Twitter que deixou muitas pessoas preocupadas. A dona da @SendLove9, em parceria com amigas e alguns outros perfis que desconheciam a menina, mas que se sensibilizaram com sua história, começou a mandar mensagens de apoio para ela.

A psicóloga Julia Andrade diz que pequenos gestos como esse podem ajudar muito na recuperação de pacientes com doenças psicológicas. “Muito vem da força interna da pessoa, mas um carinho gratuito, um elogio inesperado, ajudam muito”, comenta Julia, que já viu casos em que uma rede de pessoas enviando mensagens de amor impediu  uma paciente tentasse o suicídio.

A @SendLove9 também faz pesquisas, procurando pessoas que  precisem de ajuda. Os posts são avaliados e o perfil estudado, antes da mensagem ser enviada, para diminuir o risco de que algo positivo tenha um resultado contrário. A conta está aberta para receber DM, e quem tem o desejo de enviar mensagens anônimas para alguém, basta chamá-la no privado. A identidade dos remetentes não é revelada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s