Meio Ambiente

Acadêmica de Jornalismo da Univali é finalista no prêmio FATMA

Dyovana é a única estudante que concorre a categoria impressa

Texto: Bruna Gonçalves e Tatiane Decker

Fotografia: Renan Reitz

A acadêmica do curso de jornalismo, Dyovana Koiwaski Ruaro, está entre os finalistas da 10ª edição do Prêmio Fatma de Jornalismo Ambiental, na categoria Mídia Impressa. Sua reportagem intitulada “Preservação pode tirar rios de situação de risco”, publicada no jornal O Correio do Povo, de Jaraguá do Sul participou da disputa com outros 91 inscritos.

Dyovana é a única estudante entre os finalistas e sua matéria trata da relação que existe entre as pessoas e os rios de Jaraguá do Sul. A acadêmica conta que uma de suas motivações para criar a matéria foi uma pesquisa divulgada pela Univali com dados que comprovam que dentro de alguns anos, o consumo de água terá demanda maior que a oferta se o comportamento humano não mudar.

Para a criação da reportagem, Dyovana entrevistou órgãos que fazem a fiscalização de empresas situadas próximas aos rios, a SAMAE e moradores da cidade. A jornalista afirma que as pessoas costumavam ter outro tipo de relação com esse elemento importante da natureza antigamente. “Pessoas tinham uma relação com rios, buscavam morar próximos. Hoje em dia, só se toca no assunto, quando desastres vêm à tona”.

1-18
Foto: Eduardo Montecino

O Prêmio Fatma reconhece as melhores matérias jornalísticas sobre meio ambiente. Em sua décima edição, além de mídia impressa, internet e fotojornalismo, as categorias  tele e radiojornalismo também foram criadas. Os vencedores serão divulgados no dia 7 de dezembro, durante um jantar de premiação, em Florianópolis.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s