Economia

Expansão do Porto de Itajaí é discutida em Brasília

O foco da reunião era tratar assuntos referentes ao crescimento do porto e questões relacionadas ao arrendamento

Texto: Sergio Augustin e Gabriel Silva

A reunião que aconteceu na última quinta-feira (30) entre a Secretaria Nacional de Portos (SEP), o município de Itajaí e a superintendência do porto público e a APM Terminals teve como objetivo debater o reequilíbrio econômico e financeiro da arrendatária APM Terminal, a movimentação mínima de contêineres e o plano de investimento da empresa no porto público.

Para o prefeito, Volnei Morastoni, é preciso manter a parceria do município com a APM Terminal, tendo em vista que o porto é muito importante para o crescimento da cidade. “Buscamos manter a parceria que já temos com a APM Terminal em favor do nosso porto, da nossa cidade, dos cidadãos, dos empresários e dos trabalhadores portuários. A APM contribui muito para o desenvolvimento de Itajaí”, salienta Morastoni.

Na próxima quinta-feira (7), será realizada uma nova reunião entre o poder público e a APM Terminals. O prefeito Volnei Morastoni também aguarda confirmação da vinda a Itajaí do secretário dos Portos e do ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella Malta Lessa, ainda em dezembro.

Recuperação da economia itajaiense

Considerado um dos principais complexos portuários do Brasil, no mês de outubro, o Porto de Itajaí mostrou uma crescente no que diz respeito a geração de emprego e movimentação de carga. Resultado disso é que nos primeiros dez meses do ano, 1.591 postos de trabalho foram criados. Já na movimentação portuária, o Complexo Portuário chegou a 381 mil toneladas em outubro. Já para 2018, a expectativas é que o porto traga resultados ainda melhores.

105
Em breve o Porto de Itajaí aumentará o fluxo na movimentação de cargas. É o que explicou o superintendente da APM Terminal, Ricardo Arten, devido a finalização da compra da transportadora marítima alemã Hamburg Süd pela Maersk Line (Foto: Divulgação Porto de Itajaí)
Prefeitura de Itajaí decreta área para expansão do Complexo Portuário

Em agosto, o prefeito Volnei Morastoni declarou oficialmente de interesse público os imóveis próximos ao porto para a expansão do Complexo.

Para a expansão, o porto pode contar com os arrendatários, como é o caso da APM Terminals, responsável pela entrega do berço 1, sob sua administração, o berço de atracação 3 será entregue ainda esse ano.  Já as obras do berço 4, sob responsabilidade da administração pública, tem previsão de entrega para maio de 2018.

Veja no mapa as áreas que fazem parte deste decreto.

Porto de Itajaí é destaque em responsabilidade socioambiental

A Superintendência do porto realiza vários programas de cunho ambiental e social.  “Temos os programas de monitoramento de água, resíduos, tratamento de efluentes, e principalmente aqueles executados por boas práticas envolvendo a sociedade num todo, como por exemplo o Projeto Juntos Pelo Rio e os programas com Escolas e Universidades que visitam o Complexo Portuário”, destaca Médelin Pitrez dos Santos, Gerente de Meio Ambiente do Porto de Itajaí.

Reflexo disso é que o Porto de Itajaí foi considerado um dos melhores portos no índice de Desempenho Ambiental. O Prêmio, realizado todos os anos, conta com as categorias Maior Índice de Desempenho Ambiental, Qualidade de Atendimento ao Usuário, Iniciativas Inovadoras, Artigo Técnico e Científico. As avaliações são levantadas através de questionários voltados as áreas de Saúde Pública, Segurança do Trabalho e Meio Ambiente.

prêmio-antaq_Página_3-1
Em novembro o Porto de Itajaí, ganhou o segundo lugar na premiação índice de Desempenho Ambiental. (Foto: ASC/ANTAQ)

“São 35 portos públicos situados num universo considerável e amplamente concorrido. Pelo fato de estarmos à frente de outros portos nacionais e ocuparmos esta segunda colocação, nos conforta e nos preenche de orgulho,  e é muito importante que o trabalho, que está sendo realizado por toda esta equipe, possa manter determinadas atividades com o zelo e cuidados gerais com o meio ambiente”, destacou o Superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s