Cidades

Complexo Portuário de Itajaí implanta novo sistema de informações

O objetivo do sistema é padronizar as informações de navios que atracam no porto.

Texto: Iolário Neto e Vanusa Schatt

“Porto Sem Papel”. Este é o nome dado ao novo sistema que será integrado aos portos do país no ano que vem. Representantes do Complexo Portuário de Itajaí se reuniram para dar sequência às atividades e procedimentos voltados para a utilização do programa.

Criado pela Secretaria Nacional de Portos (SNP), o programa é um sistema de dados que tem como objetivo reunir em um único meio de gestão as informações necessárias para agilizar o cadastro, análise e liberação de produtos no âmbito dos portos brasileiros.

O objetivo do encontro desta semana foi passar ensinamentos sobre a forma de cadastro inicial dos portos, que têm como prazo dia 31 de dezembro. Em janeiro de 2018 serão feitos testes para a utilização do sistema e, a partir do dia 1º de fevereiro, será obrigatório o uso do sistema para concessão de regras e atracação dos navios.

O sistema é usado pelo Porto de Itajaí desde o ano de 2012 e atualmente busca auxílio junto ao setor responsável para aperfeiçoar as atividades operacionais. Nas próximas semanas os terminais de uso privado encaminharão seus dados funcionais para a realização de cadastro.  Neste tempo de funcionamento, houve consideráveis avanços, como redução de custos do Governo, anuências mais rápidas, previsibilidade de regras, racionalização quanto ao envio de informações, mais tempo de atracação de navios, contribuição para o meio ambiente e padronização dos processos do setor portuário.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s