Texto: Dyovana Koiwaski e Danilo Vieira
Balneário Camboriú terá 12 representantes nos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), que inicia neste sábado (2), em Criciúma. O evento reúne mais de 1,7 mil atletas, de 52 municípios catarinenses, para disputar a 13ª edição dos jogos, que segue até o dia 6. A cerimônia de abertura acontece hoje (1), às 19h, no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi.
Serão 12 modalidades em disputa: atletismo, basquetebol, basquetebol em cadeira de rodas, bocha, bocha paraolímpica, ciclismo, futsal, golbol, handebol em cadeira de rodas, natação, tênis de mesa e xadrez, nos segmentos físico, auditivo, intelectual e visual.
Cerca de 165 troféus e mais de 3,6 mil medalhas devem premiar os competidores, além de uma medalha de participação para cada atleta, chegando a quase 5 mil condecorações no evento. A entrega de troféus também acontece a cada um dos três primeiros colocados de cada segmento.
O elenco de Balneário Camboriú está recheado de medalhistas, principalmente no atletismo. Suélen Oliveira é um dos destaques. Ela já foi campeã dos 100, 200 e 400 rasos classe T 37. Paulina Pereira foi vice-campeã nas mesmas provas. Suélen recebeu nesta semana o Troféu Guga Kuerten de melhor atleta paradesportiva de Santa Catarina.
“Temos boas equipes, o pessoal do atletismo vem conquistando diferentes campeonatos. O reconhecimento da Suélen também é um incentivo a mais para as atletas na hora de competir. Estou confiante que voltaremos com medalha para Balneário Camboriú”, falou o diretor técnico da Fundação Municipal de Esportes (FME), Roberto Ferreira.
Para o coordenador do Parajasc, João Batista Cascaes, o evento é uma forma de promover a inclusão e trazer novos talentos para o esporte. “O objetivo maior é inserir essas pessoas na sociedade e fazer com elas sejam reconhecidas”, aponta Cascaes.
O Parajasc é promovido pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional local e a Prefeitura de Criciúma.

História do Parajasc
Na 13ª edição, o Parajasc é um dos principais modelos de evento paradesportivo do país. Atletas que levaram o Brasil às competições paralímpicas, como Flávio Reitz e Ádria Santos, ambos do atletismo, Bruna Alexandre, do tênis de mesa, e Soelito Gohr, do ciclismo, também participaram do evento. A primeira edição, realizada em Chapecó, contou com cerca de 1.000 atletas representantes de 42 municípios, competindo em 10 modalidades, nos quatro segmentos.