Bem-Estar

Balneário Camboriú convoca população para o Dia Nacional do Doador de Sangue

Data é comemorada no dia 25 com intuito de conscientizar a população brasileira

Texto: Danilo Vieira e Dyovana Koiwaski

Assim como milhares de cidades pelo Brasil, Balneário Camboriú (SC) convocou a população para uma data importante que ocorre no país no próximo dia 25: O Dia Nacional do Doador de Sangue. Na cidade do litoral sul catarinense, a Agência Transfusional de Sangue do Hospital Municipal Ruth Cardoso (HMRC) será a responsável pela coleta de sangue dos doadores e de encaminhá-los ao Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc), em Blumenau.

O panorama das doações de sangue em Santa Catarina, tal como no restante do Brasil, é preocupante.  A bioquímica da Agência Transfusional, Cheila Maria Toss, falou sobre o problema vivido nos hospitais.

“Precisamos da conscientização das pessoas para mantermos o estoque mínimo de sangue. Uma doação de sangue pode salvar a vida de quatro pessoas, pois o sangue é dividido em quatro bolsas satélites com hemocomponentes diferentes”, disse.

Cheila ainda destacou a importância da doação contínua das pessoas. “O ideal é que tenhamos doadores em dias diferentes, mesmo que sejam poucos, porém em continuidade, para a manutenção da validade do sangue”, finalizou.

Para quem tiver interesse em doar, o telefone para agendamento no Hospital Ruth Cardoso é o 3169-3700.  Pessoas entre 16 a 69 anos podem doar. Quem nunca doou não pode ter mais que 60 anos. Menores deverão estar acompanhados do responsável.

No hospital, o doador passará por uma entrevista e exames rápidos para que uma possível anemia não seja detectada. Caso isso aconteça, o doador estará inapto para a doação. A prefeitura também informa que disponibiliza transporte quinzenal até Blumenau para os doadores.

REQUISITOS PARA DOAR SANGUE

  • Ter no mínimo 50 quilos;
  • Estar bem de saúde – dormir bem a noite, não estar resfriado, não estar debilitado, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
  • Não ter feito tatuagens, colocado piercings ou passado por cirurgia nos últimos seis meses;
  • Para as mulheres: Não ter passado por parto nos últimos seis meses. Não estar amamentando crianças de até dois anos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s