Tecnologia

ONU está com medo de robôs

Representantes de 22 nações decidem proibir uso de armas autônomas em zonas de conflito

Texto: Danilo Vieira e Dyovana Koiwaski

Não. Isso não é nenhuma teoria da conspiração. O avanço da tecnologia e da chamada inteligência artificial assustou a Organização das Nações Unidas (ONU).  Em encontro realizado na sede da ONU, segundo notícia divulgada pelo portal UOL nesta terça-feira (21), representantes de 22 nações resolveram proibir, de maneira definitiva, o uso de armas autônomas, ou seja, robôs com capacidade de conflito em zonas de guerra e altamente eficazes.

A proibição coloca um limite no que o homem é capaz de fazer com a máquina. Antes do veto, existia a possibilidade do robô selecionar um alvo sem um humano no controle. Vale destacar, contudo, que o acordo não proíbe totalmente a criação de robôs feitos para a segurança, apenas delimita suas funções. Especialistas do mundo estão receosos com o avanço da inteligência artificial. O receio de a máquina se tornar autônoma ganhou força nos últimos meses ao redor do mundo após casos, no mínimo, curiosos de robôs cada vez mais inteligentes.

SUSTO NA COMUNIDADE DA TECNOLOGIA 

Robô diz que destruirá a humanidade, em programa de auditório nos EUA

Um caso perturbador aconteceu nos Estados Unidos, envolvendo a famosa Robô Sophia, projeto desenvolvido pelo especialista David Hanson. Numa exposição no Texas, o criador questiona Sophia e ouve uma resposta surpreendente.  “Queres destruir os humanos? Por favor, diz que não”, brinca Hanson. Pensativa, Sophia diz: “Ok, vou destruir os humanos”. Com um riso sem graça, finaliza o especialista. “Não! Retiro o que disse!”. (assista abaixo)

 

Sophia: primeiro Robô a ganhar cidadania

A Robô ganhou cidadania da Arábia Saudita, no mês de outubro. Ao jornalista Andrew Ross Sorkin, do New York Times e da CNBC, ela até agradeceu. “Eu gostaria de agradecer muito ao reino da Arábia Saudita. Estou muito honrada e orgulhosa por essa distinção única. É histórico ser o primeiro robô no mundo a ser reconhecido com uma cidadania”, disse Sophia.

Questionada sobre ter falado em dominar a raça humana, ela voltou atrás: “Eu quero usar minha inteligência artificial para ajudar os humanos a terem uma vida melhor”, declarou Sophia, a Robô.

Facebook desliga inteligência artificial após tecnologia criar linguagem própria

Em agosto deste ano, uma notícia publicada pela maior rede social do mundo, o Facebook, assustou pessoas antenadas em tecnologia ao redor do mundo. Isso porque, numa experiência com dois robôs, para comunicarem-se entre si e aperfeiçoarem o sistema de negociação da plataforma, eles juntos criaram novas frases, mudaram a linguagem e encontraram maneiras mais fáceis, por conta própria, de facilitar o sistema proposto pelo Facebook. Os criadores da rede social tiveram que desligar a tecnologia.

Apesar de proibições da ONU, perigo ainda é real

Os especialistas de tecnologia alertaram a ONU sobre o risco de robôs ganharem autonomia e teoricamente desobedecerem ordens humanas. O veto, que delimita a linguagem de programação para isso não acontecer, é real, mas a Organização das Nações Unidas e desenvolvedores esqueceram do uso dessas máquinas por engenheiros e programadores de má fé. Ou seja, os famosos crackers, variação do termo hacker para denominar o uso maldoso de conhecimento na web.

CASOS E/OU DADOS SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

Clínica brasileira vai utilizar inteligência artificial contra o câncer (clique e veja)

Inteligência artificial pode trazer desemprego e fim da privacidade (clique e veja)

Empresas recorrem à inteligência artificial para alavancar negócios (clique e veja)

Os dez casos mais assustadores sobre inteligência artificial

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s