Notícias

Por uma viagem econômica, os destinos nacionais são opção para brasileiros

Nordeste é a região líder em intenção de viagens, seguido por Sudeste e Sul.

Texto: Bruna Souza e Roberta Ribeiro

O Brasil é um país turístico. O turismo representa uma grande parte da economia nacional. São muitas opções de destinos, do frio ao calor, há viagens para todos os gostos. Os feriados, férias escolares e festas de fim de ano são as datas preferidas para viajar, quando as famílias têm tempo livre e podem viajar juntas.

De acordo com um estudo do Ministério do Turismo, 26,5% dos brasileiros pretendem viajar nos próximos seis meses. Esse resultado é o maior percentual registrado durante este ano de 2017. Do total dos entrevistados, 81% escolheram destinos nacionais.

Ana Claudia Becker se incluía neste grupo. Todos os anos nas férias reunia sua família para viajar. Neste ano, as coisas mudaram, ela perdeu o emprego, e apenas o salário do seu marido não era o suficiente para programar uma viagem com a família, pois já tinham outros gastos. A saída foi adiar as férias, e se programar para ir no próximo ano.

“Nossa ideia era viajar em dezembro, período em que os meus filhos não têm aula. Íamos conhecer o Rio de Janeiro, mas como nessa data tudo é muito caro, vamos nos programar para ir em abril ou maio”. Como não vai poder viajar com as crianças nas férias, Ana Claudia quer aproveitar para conhecer melhor as cidades vizinhas. “Viajar para longe é muito bom, conhecer outras culturas, outros estados. Mas enquanto não podemos viajar, vamos conhecer mais do nosso estado. Que além de toda beleza que ele oferece, será muito mais econômico para nós”.

Adriana Tavares é dona de uma agência de viagens há 9 anos. Para ela, não há o que reclamar do setor de turismo. “Muitos clientes vêm nos procurar pedindo opções mais econômicas para viajar. Se não podem ir para fora do país, escolhem viajar pelo Brasil. Se não podem ir de avião, eles optam por viajar de ônibus”, conta.

A dica de Adriana para quem deseja economizar é viajar na baixa temporada, quando os preços ficam mais baratos. “Uma boa ideia é montar um roteiro de viagem, saber os lugares que pretende viajar ajuda a diminuir os gastos. Escolher um destino onde há opções de passeios e programas gratuitos, ou então, comprar os ingressos com antecedência também é uma maneira de economizar”.

Amanda Vasconcelos é estagiária de administração, e em dezembro tira férias do emprego e da faculdade. Como já sabia que a data das férias coincidia, começou a se programar nove meses antes. “Eu amo viajar, e pesquiso muito sobre isso. Analisei muitos destinos e preços, e como estava me programando com antecedência consegui muitas promoções, e em dezembro estou indo para Fortaleza”, comemora.

Para a estudante, antecedência e planejamento são palavras ideais para quem deseja viajar sem pesar no bolso. “Passei vários dias pesquisando as passagens, e quando encontrei um preço bom comprei na hora. Para a hospedagem escolhi um hotel  mais barato, e no roteiro inclui muitos passeios gratuitos”.

Roberta Prevedello é autora do Blog Brasileira Viajante, no qual posta muitas dicas de viagem.  Segundo ela, compartilhar experiências de viagem é uma excelente maneira de ajudar quem planeja conhecer novos territórios. “Às vezes não percebemos que, em simples situações vividas durante uma viagem, podemos aprender muito e é nessas histórias que eu acho que estão as melhores dicas e orientações para quem planeja conhecer um lugar novo”.

IMG-20160702-WA0070
Foto: Roberta Prevedello

 

Segundo ela, poupar dinheiro conforme as prioridades e possibilidades é fundamental para quem planeja viajar, seja dentro do Brasil, seja no exterior. “Fazer uma poupança progressiva (começar com determinado valor e ir dobrando a quantia a cada semana é uma ótima opção), mas há outras ações importantes que podemos tomar também como procurar informações de hospedagens em bairros próximos do centro, onde há chances de serem mais baratas e ainda terem opções interessantes de lugares para se conhecer”, opina.

IMG_20151021_134440622
Vista do Museu de Arte do Rio. Foto: Roberta Prevedello

Marcelo Dantas de 45 anos, é empresário. Costuma tirar férias com a família duas vezes ao ano: em janeiro e junho, período em que suas filhas Clara e Mariana estão de férias. O destino preferido da família é a Europa. Mas devido ao corte de gastos que sua família vem enfrentando, optou por aproveitar este momento para conhecer mais os destinos do Brasil.

“Moro em Santa Catarina e costumo a viajar muito para o Rio de Janeiro e São Paulo, mas como essas viagens são a trabalho, e costumam ser rápidas, quase não dá para conhecer muito esses estados. Mas minha família está muito animada para conhecer o Nordeste do Brasil, lá tem muitos lugares lindos que queremos conhecer”, conta.

Segundo a pesquisa do Ministério do Turismo, o Nordeste se mantém na liderança e segue sendo a região mais desejada pelos viajantes nacionais com 49% da intenção de viagem. O Sudeste deve ser o escolhido por 23,4%, seguido do Sul (14,3%), Centro-Oeste (8,7%) e Norte (4,6%).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s