Bem-Estar

Sesc desenvolve projeto que proporciona momentos de alegria aos idosos

Parceria entre Sesc e CIEE permite que estagiários desenvolvam serviços e atividades de recreação em casa de repouso com pacientes de Alzheimer e Parkinson em momentos de interação e troca de experiências

Texto: Dyovana Koiwaski e Danilo Vieira

Proporcionar autoestima e momentos de alegria às pessoas que trilham pela vida há mais de seis décadas e hoje convivem no mesmo espaço. É o que propõe o “Guerreiros da Vida”, projeto desenvolvido pela unidade do Sesc (Serviço Social do Comércio) de Jaraguá do Sul em parceria com 28 estagiários de 15 a 24 anos do Ciee (Centro Integrado Empresa  Escola). Antes de partirem para a prática, os alunos estudaram o Estatuto do Idoso, novas formas de envelhecimento e as diferenças entre o idoso contemporâneo e o de seis décadas.

A proposta nasceu pela iniciativa do Sesc, que desenvolve o programa Liderança Comunitária com o apoio da organização Júnior Achievement. Em Santa Catarina, a capacitação de jovens líderes já envolveu em torno de 10,5 mil voluntários em 280 escolas ou entidades de 55 cidades.  Na unidade Jaraguá do Sul, a responsável é a técnica de Desenvolvimento Comunitário, Juliana Arruda Valente.  A escolha por atuar com indivíduos da terceira idade foi decidida entre os próprios estudantes, coordenados pela assistente social do Ciee, Silene Bachmann Nogaretti.

Algumas das atividades de recreação foram prestadas ao núcleo feminino da casa de Repouso Caminho Suave, que atende preferencialmente idosos com Alzheimer e Parkinson. Ao longo do último mês, os estudantes passaram a oferecer serviços de manicure/pedicure, corte de cabelo e massagens. Nesta semana, a diversão foi um jogo de bingo, com suporte individual às moradoras da casa, que receberam peças de artesanato como prêmios, doadas por artesãos do Brique do Sesc. Recreativa e integradora, a atividade propicia trabalhar a memória e a integração.  Os jovens aprendizes também se colocaram à disposição para ouvir histórias e transmitir palavras de estímulo ao grupo das veteranas.

Na mesa do refeitório que se transformou em mesa de bingo, 13 mulheres com idades variáveis e históricos de vida diferentes estavam reunidas e se entusiasmaram ao saber que os prêmios seriam peças confeccionadas por artesãos.

Helena Cardoso, 65 anos, fez pose para foto e se colocou no centro da mesa. Maquiada, com o cabelo pintado e penteado, exibia unhas pintadas e um sorriso acolhedor. Fala com desenvoltura: “Gosto demais dessas visitas. Semana passada fizeram as minhas unhas, massagem e cabelo. Quando os jovens vêm aqui, tudo fica mais alegre, querem conversar com a gente”, contou sorrindo.

Elaine Santos Lima, 57 anos, se reconhece faladeira e um pouco ansiosa quando tem muita gente à volta, mas diz que hoje consegue lidar melhor com a situação. “Aqui tenho liberdade, a casa é boa. De todos os lugares onde já estive, prefiro aqui. Entendi meus deveres e direitos”, declara confiante de que ganharia uma necessaire de prêmio.  Maria Dalri Fachini, 84 anos,  é mais observadora e de poucas palavras. “Gosto das amigas que fiz aqui ”, resume timidamente com o olhar atento aos números do bingo.

“Essa experiência agrega para a gente”

A estagiária e gestora da turma que implementa o projeto “Guerreiros da Vida”, Camila Moser Joaquim, 18 anos, fala com entusiasmo da vivência com idosos que passou a ter fora do ambiente familiar. “Tenho três avós vivos, e minha avó mais velha, Iria, de 87 anos, adora quando vou conversar  com ela e fazer as unhas dela”, conta. Estudante do 2º semestre de estética e cosmética na Sociesc, em Joinville, ela garante que sempre gostou de conviver com pessoas com mais tempo de estrada.

“Essa experiência é muito boa. Viemos conhecer a estrutura daqui e, vendo o estado de saúde deles, a gente constata a importância de cuidar da própria saúde, da prevenção”, observa a líder. “É muito bom para mim e para todos, agrega para a gente”, declara com um sorriso de quem se sente gratificada.

Exercitando a cidadania

A técnica de Desenvolvimento Comunitário do Sesc, Juliana Arruda Valente, esclarece que o Liderança Comunitária foi implantado há três anos em Santa Catarina, e que a parceria local com o Ciee acontece há dois anos. “Todos aqui já estão atuando no mercado. Com esse trabalho com os idosos, eles (alunos) estão sendo multiplicadores”, assinala.

O projeto, que exercita princípios de cidadania e de respeito para com a terceira idade, propicia sorrisos e bem-estar aos beneficiados. Juliana lembra que é comum as pessoas se lembrarem “de instituições que atendem crianças ou pessoas com algum tipo de deficiência”, e que por isso surpreendeu a decisão da turma ao implementar o Guerreiros da Vida.  Através de suporte técnico do Sesc, o projeto também subsidiou a compra de itens para a atuação voluntária na casa de repouso, como esmaltes, tesouras e demais apetrechos para unhas e corte de cabelo.

Humanização no atendimento

O sócio-proprietário da casa de repouso Caminho Suave, Leonardo Tomaselli, explica que a casa é especializada no atendimento a idosos que preferencialmente apresentam doenças como Alzheimer, Parkinson e AVC (acidente vascular cerebral) com sequelas. A instituição foi criada há dois anos e também disponibiliza o serviço de “creche” para o idoso passar o dia.

O bem-estar proporcionado pelo projeto social de jovens estudantes às veteranas foi constatado no refeitório, onde todas aguardavam a chegada da turma com olhares de expectativa. “Elas ficam arrumadas, criam autoestima e recebem uma qualidade de vida que muitas não têm em casa”, observa Leonardo.  Ele destaca que essa interação com as novas gerações atende determinações que constam no Estatuto do Idoso e na lei municipal, “dos idosos estarem inseridos na sociedade com faixas etárias diferentes”.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s