Cidades

5ª Parada da Diversidade de Balneário Camboriú acontece neste final de semana

A Parada começa às 15h na Barra Sul.

Texto: 

A 5ª Parada da Diversidade de Balneário Camboriú acontece neste domingo, dia 12 de novembro, às 15h. O evento é aberto para o público e o local de encontro é a Avenida Atlântica, próximo à Barra Sul. O tema desta edição é “Não há cura para quem não está doente, respeite!”.

O objetivo é discutir assuntos como a comunidade LGBT e todas as minorias que residem na região, assim como pôr fim ao preconceito, lidar com a rejeição de familiares e outras pessoas, e como ter forças para ser você mesmo. Segundo  pesquisa do Censo Demográfico em 2010, feita pelo IBGE, Santa Catarina é o estado com maior número de homossexuais do Brasil. Em Florianópolis, 416 chefes de família declaram viver com um cônjuge do mesmo sexo.

O projeto foi fundado pela Associação da Parada da Diversidade de Balneário Camboriú (APDBC) em 8 de Novembro de 2001 e até agora já conseguiu obter algumas conquistas. Ajudar jovens LGBT que sofrem preconceito é uma delas.

A parada também é garantida com mandado de segurança preventivo, concedido pela justiça para que os participantes da Parada não corram o risco de sofrerem agressão. Em setembro deste ano, o secretário de Turismo, Miro Teixeira, retirou a autorização que já havia dado em março, alegando que além de atrapalhar o trânsito, a parada não traria lucros para o turismo da cidade.

Porém, de acordo com o governo federal, em São Paulo a ocupação dos hotéis chegou a 90% durante o evento, gerando R$ 2,4 milhões por dia. Assim, o promotor Rosan de Rocha, responsável pela 6ª Promotoria de Justiça em Balneário Camboriú, entrou com uma medida judicial para garantir o direito da manifestação. Este é o quinto ano consecutivo que os organizadores da parada precisam pedir ajuda do Ministério Público para que o evento aconteça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s