Cidades

Schützenfest celebra tradição alemã no norte catarinense

Considerada a maior festa de atiradores do Brasil, acontece entre os dias 9 e 19 de novembro em Jaraguá

Texto: Dyovana Koiwaski e Danilo Vieira

Repertório definido, trajes separados e o bom e velho chope gelado só esperando para embalar as festividades. A 29ª edição da Schützenfest começa nesta quinta-feira (9) e promete balançar os pavilhões do Parque de Eventos de Jaraguá do Sul, no norte catarinense. Repleta de diversão e cultura alemã, a festa dos atiradores acontece até o dia 19 deste mês, trazendo grandes atrações, gastronomia, música e desafios para os amantes do tiro esportivo.

Segundo o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Alcides Pavanello, hoje a festa dos atiradores faz parte do calendário de eventos do Estado e começa a ganhar destaque por sua originalidade e organização. “A dimensão em termos de conhecimento do público é cada vez maior e vai além da região, por isso nosso cuidado principal é para não perder a essência e a valorização das tradições locais”, destaca ele.

Neste ano, a festa trará 11 opções de refeição para quem quiser degustar os sabores da tradição alemã, sendo dez “ecke’s” (os chamados “cantos”) e o restaurante típico, que será comandado pela equipe do restaurante da Armalwee.

Na praça de alimentação, o público poderá degustar salsichas, hambúrgueres, crepes, espetinhos, macarrão, batata, sorvete, pretzel, waffle e outros doces, além de produtos regionais e o café colonial. Já o restaurante típico oferecerá pratos de destaque da culinária alemã, como o joelho de porco a pururuca ou cozido; leitão a pururuca com farofa de bacon e banana ou uvas passas; marreco assado e recheado com molho; fraldinha ou maminha brasa e sobrecoxa temperada na cerveja; hackepeter e o tradicional strudel, entre outros.

Entre as bebidas, a Schützenbier é a grande estrela da festa.  A receita, criada por mestres cervejeiros no ano passado, está sendo produzida na cervejaria Königs Bier, no Bairro Água Verde, que assina o sabor ao lado das cervejarias Maestro e Karsten. O trio é um velho conhecido dos jaraguaenses. Ao todo, a festa contará com 19 opções de chopes, sendo boa parte deles produzida de forma artesanal por cervejarias da região

Eduardo Montecino
Culinária típica é uma das grandes atrações da festa (Foto: Eduardo Montecino)

Tiro esportivo agita celebração e mantém tradição

Criada para celebrar a prática do tiro esportivo, a festa dos atiradores é também uma homenagem a este esporte tão valorizado e preservado pelos descendentes da cultura alemã. Para relembrar a importância desta tradição, a festa ganha, como de costume, um espaço inteiramente dedicado à prática do tiro, desafiando os visitantes a testarem suas habilidades em uma competição para lá de acirrada.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s