Esportes

Finalizada a maior edição dos Jogos Escolares de Balneário Camboriú

Os JEBC ocorrem anualmente, sempre anterior aos Jogos Escolares de SC, e as escolas que se classificam nas diversas modalidades são escolhidas para representar a cidade na competição estadual

Texto: Patrícia Barbosa e Samara Michele

Cada vez que o juiz apita sobe um calafrio na espinha. Levanta, arremessa, a bola cai no campo vizinho, mais um ponto é marcado no placar. Ponto para a equipe, é motivo para comemorar. Quando a bola cai no próprio campo o coração aperta, mas não há tempo para perder, o jogo ainda não terminou.

Lucas Felipe tem 17 anos e treina há mais de um ano para os Jogos Escolares de Balneário Camboriú (JEBC). Essa é a primeira vez em que compete representando o Colégio Unificado na modalidade de voleibol, categoria infanto juvenil. Com o incentivo da escola, começou a praticar o esporte nas aulas de Educação Física e descobriu o talento há dois anos. Nos JEBC desse ano, ocupou o posto de levantador da equipe. Porém, sua maior incentivadora é a tia formada em Educação Física. Apesar de não atuar na área, Ana Carina, 26 anos, tem sua especialidade no futsal e no vôlei. Ela assume que sua paixão pelo esporte foi um dos maiores influenciadores para a carreira do sobrinho. Hoje Ana se sente na responsabilidade de instruir Lucas nessa caminhada. “Futuramente ele pensa em levar o esporte como um profissional, em cada jogo vem se descobrindo mais. Foram os Jogos Escolares que despertaram essa desenvoltura nele, e com certeza vamos levar esse talento adiante. Quanto mais incentivo tiver, melhor vai ser”, completa.

Para se dar bem no placar não se pode levar em conta apenas o momento da partida, e sim toda a preparação nos treinos. Disputar representando a sua escola é um grande privilégio para os alunos da rede de estudos de Balneário Camboriú. Para a secretária de Educação, Rosângela Persegona, essa é uma ótima oportunidade para promover a integração entre os alunos/atletas de todas as escolas da cidade, possibilitando que os atletas se sintam estimulados pelo clima da competição. Os núcleos escolhem os melhores de cada turma e a preparação começa bem antes dos jogos iniciarem. Os JEBC são considerados a grande oportunidade para quem tem o desejo da prática regular das modalidades oferecidas na cidade, pois permite que técnicos identifiquem possíveis talentos que queiram participar das equipes da Fundação Municipal de Esportes (FME), que todo ano seleciona atletas para disputar em nome da cidade os jogos estaduais.

Fonte: Ivan Rupp
Fonte: Ivan Rupp

Claudio Henrique Beraldo, 53 anos, é técnico da Fundação Municipal de Esporte e atleta de voleibol há mais de 35 anos. Hoje trabalha na área de treinamento da rede municipal de ensino e também faz a seleção para a escolha dos alunos que vão competir pelo município. Ique, como prefere ser chamado, explica que a preparação para os campeonatos vai de cada escola. Há também polos de voleibol organizados pelo município disponíveis na FME, contribuindo para que seja mais fácil selecionar atletas para essa modalidade.

Embora a competitividade entre os times seja um elemento inevitável na área esportiva, o técnico esclarece que ela é bem desenvolvida pelos professores em cada núcleo escolar. O espírito competitivo é bem trabalhado desde o treinamento do aluno. Ao menos no voleibol todas as equipes que estão jogando contam com alguns atletas que fazem parte da FME. “São alunos que competem o ano inteiro nos jogos municipais (JEBC), estaduais (JESC), os Joguinhos Abertos de SC e a Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc). E todos desenvolvem o sentimento de saber ganhar e perder”, comenta Ique. Lucas, que disputou pelo Colégio Unificado, afirma que seu espírito competitivo é bem neutralizado. “Se ganhar, ganhou. Se perder, não tem o porquê ficar chateado. Cada vez é um aprendizado, e não tem porque ver como algo negativo. Com isso, é possível desenvolver qual o movimento, qual a melhor tática para levar adiante. O que tem que melhorar, se é o toque, levantamento, saque.”

Ao todo 30 instituições participaram esse ano da edição do JEBC, sendo 16 municipais, seis estaduais, oito particulares e o Centro de Educação de Jovens e Adultos. Esse número é considerado o maior em comparação às últimas edições do JEBC, em que a média estava em 24 escolas envolvidas. Nos últimos dois anos o Colégio Unificado foi campeão geral dos jogos, colecionando 17 títulos durante a história da competição que foi criada em 1991. Este ano os jogos foram divididos em 14 modalidades classificadas em idade: mirim (10 a 12 anos), infantil (13 e 14 anos) e juvenil (15 a 17 anos).

Muitas atrações marcaram a abertura do evento que aconteceu no dia 16 de outubro. Dentre elas, alunos da Rede Municipal de Ensino fizeram apresentações de capoeira, ginástica rítmica e artes orientais. Os atletas entraram com a bandeira de sua escola e uma placa com o nome da instituição que representavam.

Fonte: Ivan Rupp
Fonte: Ivan Rupp

O evento de abertura foi no Ginásio Irineu Bornhausen e contou com a participação do prefeito, Fabrício Oliveira, da secretária de Educação, Rosângela Persegona, vereadores, representantes e alunos de todas as escolas inscritas e também com o campeão brasileiro de atletismo, Carlos Lusian, que também já participou nos JEBC e hoje disputa campeonatos à nível nacional.

Os JEBC são uma realização da Fundação Municipal de Esportes em parceria com a Secretaria de Educação. O evento ocorre anualmente, sempre anterior aos Jogos Escolares de SC, e as escolas que se classificam nas diversas modalidades são escolhidas para representar a cidade na competição estadual, que também é anual.

Encerramento

Seguido o encerramento dos jogos no dia 31 de outubro, a Fundação Municipal de Esportes apurou os três primeiros colocados de cada categoria e modalidade.

tabela

Confira a Classificação Geral de cada jogo:

MirimInfantilJuvenil


Mais Informações:

Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú – (47) 3360-0444

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s