Arte e Cultura

Projetos inovadores de Camboriú disputam Prêmio da Educação em SC

Concurso estadual motiva educadores a adotarem uma prática transformadora na docência

Texto: Sérgio Augustin e Gabriel Silva

A Escola Básica Professora Ivone Terezinha Garcia, de Camboriú, é uma das concorrentes ao prêmio Ana Moreira de Educação. A unidade participa com dois projetos: o “Trânsito, uma mobilização na escola”; e “Revista do Aluno 2017”. A premiação tem o objetivo de reconhecer e incentivar projetos de todo o estado de Santa Catarina que desenvolvam um olhar inovador na formação das crianças.

A premiação faz parte do calendário do I Congresso Catarinense de Educação (Concate), nos dias 18 e 19 de novembro. O evento, que acontece no Maria’s de Itajaí, é voltado a professores, profissionais da educação e também futuros educadores de Santa Catarina, que debaterão nestes dois dias a relevância da docência e o impacto do desempenho de suas funções na sociedade.

Trânsito, uma mobilização na escola

O projeto pensado para a Semana Nacional de Trânsito mobilizava os alunos a mapearem o entorno da escola quanto às melhorias possíveis na sinalização para aumentar a segurança dos estudantes. “Os alunos ficaram bastante conscientes e empolgados por nós fazermos um trabalho, de certa forma, oficial, já que produzimos uma carta-ofício com as solicitações, e a entregamos pessoalmente no Departamento Municipal de Trânsito”, explica o professor Alaíde Alves Leite, um dos idealizadores do projeto.

c728cbbdb6db3369b958d518ff4cccfd
Foto: Divulgação E.B.M. Ivone Terezinha Garcia
Revista do Aluno

Desenvolvida desde 2009, pelo professor de Língua Portuguesa, Alaíde Alves Leite, a “Revista do Aluno” tem o propósito de incentivar a escrita dos alunos. Para isso, os alunos devem produzir textos e artes sobre assuntos com os quais se identificam. Segundo o professor, neste ano, seus estudantes já produziram 97 revistas, o que evidencia a empolgação dos alunos com o projeto. Uma das alunas escreveu mais de 87 páginas para a revista. “Esse projeto é maravilhoso porque todos se sentem motivados a escrever, já que eles escolhem um tema que seja do seu maior interesse”, defende.

Como votar

Os vencedores serão aqueles que conquistarem mais votos até o dia 10 de novembro. A votação é online e aberta ao público no site do Concate. Lembrando que só é permitido votar em apenas um projeto. Ao todo, 23 iniciativas de escolas catarinenses participam do prêmio.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s