Cidades

Mutirão de combate à dengue será realizado amanhã em Camboriú

Já foram encontrados, neste ano, mais de 300 focos do mosquito na cidade

Texto: Bruna Souza e Roberta Ribeiro

Amanhã, dia 8, serão realizados dois mutirões simultâneos nos cemitérios municipais Central e Jardim das Acácias, localizados no bairro Rio do Meio. A decisão foi tomada hoje em reunião com representantes da Secretaria de Saúde de Camboriú, Programa de Combate à Dengue e Estratégia de Saúde da Família e da Vigilância Epidemiológica. A iniciativa para combater focos do mosquito Aedes Aegypti contará com a participação de dez agentes de endemias e dez agentes comunitárias de saúde. Materiais, como recipientes com água parada e lixo, serão direcionados ao ecoponto do município. Além disso, os colaboradores prestarão serviço de conscientização aos visitantes dos locais.

O coordenador do Programa de Combate à Dengue, Maurício Costa, explica que muitas pessoas não sabem, mas manter pratinhos ou embalagens nas plantas contribui com a proliferação dos focos do mosquito. “O intuito dessa ação é evitar o surgimento desses focos e a reprodução do Aedes aegypti no município”, ressalta Costa.
Ação semelhante foi realizada em junho passado nos cemitérios de Camboriú, quando foram retirados oito sacos de 100 litros de materiais que acumulam água parada. No Cemitério Jardim das Acácias, já foram retirados 37 sacos de lixo. Conforme Ronny Peterson Nasser, secretário da Saúde, foi necessário a ampliação na rotina de combate, pois os focos só aumentaram. Lembrando ainda que o combate ao mosquito Aedes Aegypti é diária e precisa da colaboração de toda a comunidade.
Só neste ano, o Programa de Combate à Dengue já identificou 307 focos do mosquito na cidade, principalmente os bairros do Taboleiro (132) e Monte Alegre (92), e, na sequência, no Centro (40), Lídia Duarte (20), Areias (11), Rio Pequeno (4), São Francisco de Assis (4), Cedro (2) e Santa Regina (2).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s