Notícias

Provas do Enem acontecem nos próximos dois fins de semana

Texto: Patrícia Barbosa e Samara Michele

A nota do Enem pode garantir ao estudante o ingresso em várias instituições públicas de Ensino Superior como as Universidades Federais e os Institutos Federais de Educação Profissional e Tecnológica. Este ano, o Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em dois finais de semana, nos dias 5 e 12 de novembro.

No início do ano, a Justiça Federal suspendeu a regra que prevê a punição ao candidato que desrespeita os direitos humanos na redação da prova. No decorrer do processo, o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (INEP) argumentou que não cabe ao poder judiciário estabelecer regras e critérios de correção de processos científicos. Para o Professor e orientador pedagógico do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), Anderson Moura, essa decisão ainda está bem confusa uma vez que nada está decidido ainda, como a forma de avaliação e como os alunos irão produzir essa redação.

A tensão durante a prova pode ser reduzida se o candidato seguir algumas dicas como: Fazer a prova em 1h, depois descansar 5 minutos, comer um lanche, beber água e pedir ao fiscal para ir ao banheiro. Estratégias como essas podem melhorar o tempo de concentração.

O ENEM é a prova elaborada pelo Ministério da Educação que verifica o domínio de competências e habilidades dos estudantes que concluíram o ensino médio. É composto por quatro provas de múltipla escolha, com 45 questões cada, e uma redação.

Os horários para a realização das provas variam conforme a região. É possível conferi-los no Cartão de Confirmação da Inscrição, e acessar os locais através do site do Inep, ou através da imagem abaixo.

Fonte: Igor Estrella/Arte/G1
Fonte: Igor Estrella/Arte/G1

Confira a entrevista com o Professor Anderson Moura, concedida ao programa Viva Voz, da Rádio Univali FM e TV Univali, sobre a prova que será realizada a partir desse domingo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s