Notícias

Câmaras de Vereadores do Vale homenageiam 500 anos da Reforma Protestante

Legislativos municipais promovem hoje sessões especiais para a entrega de moções de reconhecimento às contribuições de Lutero

Texto: Gabriel Silva e Sérgio Augustin

O dia 31 de outubro é marcado por duas importantes datas: o Dia das Bruxas e o Dia da Reforma Protestante. Em comemoração aos 500 anos das regras propostas por Martinho Lutero, as Câmaras de Vereadores da região do Vale do Itajaí realizam cerimônias especiais. Em Itajaí, o vereador Edson Lapa, do PR, entregou uma Moção de Congratulação e Reconhecimento à Igreja de Confissão Luterana de Itajaí, que também comemora 147 anos de atividade.

Lapa, que é pastor, diz que a Reforma Protestante foi o movimento que mais impactou a Igreja Cristã: “Nós celebramos a data de 500 anos com imensa gratidão aos reformadores que precederam Lutero, e ao próprio Martinho, que se tornou ícone da Reforma Protestante”.

37922848062_399d7bd474_b
Representantes da Igreja Luterana recebendo Moção feita pelo vereador Edson Lapa (direita)(Foto: Davi Spuldaro)

Em Balneário Camboriú, a Sessão Solene em celebração aos 500 anos da Reforma Protestante acontece hoje. A proposta é do vereador Andre Meirinho, do PP, que alega ter sido um pedido da comunidade. A homenagem conta com o apoio dos demais vereadores. Na ocasião, serão entregues homenagens à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e à Congregação Esperança da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, ambas de Balneário Camboriú. Também haverá a apresentação do Coral Esperança e Coral Vozes do Mar, de cada uma das igrejas.

Para o vereador Meirinho, apesar de a Reforma Protestante ter acontecido por questões contrárias às doutrinas católicas, a Igreja Católica reconhece a importância da comemoração: “Em 31 de outubro de 2016, o Papa Francisco e o Presidente da Federação Luterana Mundial, o Bispo Munib A. Younan, assinaram declaração conjunta destacando a superação de muitas diferenças e aprofundando a compreensão e confiança entre católicos e luteranos”. Em Balneário Camboriú, a Sessão começou às 19h na Câmara de Vereadores, na Avenida das Flores, nº 675, bairro dos Estados.

Outra cidade que realiza homenagens aos 500 anos da Reforma Protestante é Jaraguá do Sul. A Câmara de Vereadores fica na avenida Getúlio Vargas, nº 621, no Centro.

O que é a Reforma Protestante?

Martinho Lutero, que era monge, discordava de várias doutrinas da Igreja Católica. Para revolucionar, Lutero pregou 95 teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg, na Alemanha. Entre as teses estava o repúdio de Martinho à prática da venda de indulgências, cuja promessa era perdoar pecados.

Muitas pessoas frequentam igrejas e, quando discordam das práticas, abrem uma igreja nova. Martinho não foi diferente! Anos mais tarde, surgiu a Igreja Luterana, que baseia cultos e celebrações nas teses do ex-monge. A Reforma Protestante tem como base cinco pilares, que revolucionaram a religião ocidental: Sola Scriptura – somente a Escritura; Sola Fide – somente a fé; Sola Gratia – somente a graça; Solus Christus – somente Cristo; Soli Deo Gloria – glória somente a Deus.

Para Jair de Almeida, servo do Senhor na Igreja Luterana de Itajaí, é um orgulho as Câmaras Municipais realizarem homenagens: “Uma das mais belas histórias que podemos contar é daqueles que se sacrificaram pelo Evangelho de Cristo”.

Em Itajaí, o vereador Luiz da Silva, do PDT, apresentou projeto de lei que proíbe a discussão de ideologia de gênero nas escolas públicas da cidade: “Sou a favor da família tradicional brasileira”, explica. De acordo com a atual Constituição, o Estado é laico.

 

Esta reportagem, feita pela TV Câmara de Itajaí, mostra a entrega da Moção do vereador Edson Lapa.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s