Bem-Estar Economia Meio Ambiente

Projeto “Educação para Transformação” muda rotina das mulheres agricultoras

Texto: Iolário dos Santos Neto e Vanusa Schatt

O Prêmio Empresa Cidadã da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, em Santa Catarina, entregue recentemente, destacou um projeto realizado pelos professores e acadêmicos da Univali. Com o tema “Educação para Transformação: mulheres agricultoras de Itajaí no processo de transição agroecológica”, esse projeto – que já atendeu mais de 100 famílias na cidade de Itajaí – ficou com a primeira colocação na categoria Preservação Ambiental.

O objetivo dele é proporcionar o desenvolvimento econômico, social e ambiental das famílias que vivem da agricultura. De acordo com a professora da Univali Márcia Gilmara Marian,  o projeto existe há dois anos e, com a premiação, encontra-se fortalecido, mais interessante e gratificante para as mulheres agricultoras.

Os acadêmicos da Univali têm a oportunidade de integrar a equipe do projeto. Para Ana Carolina Borges, aluna do curso ciências biológicas e bolsista, ela e outros alunos realizam tarefas diversas nas organizações das oficinas, em parte das produções cientificas, as visitas às comunidades e apoio aos professores.

14441219_556072421246442_7224917784552146240_n
o projeto beneficiou mais de 100 famílias que vivem na agricultura| foto: divulgação

O projeto é realizado nas casas das agricultoras participantes, onde ocorrem as oficinas. “Nessas oficinas, com temáticas relacionadas à agroecologia, buscamos relacionar ao que elas necessitam, como por exemplo: controle de pragas ou manejo de solo”, afirma a Márcia. Muitas dessas mulheres aprenderam a como trabalhar com plantação orgânica, sem uso de agrotóxico, e a reciclar materiais. “Muitas delas comentam que depois dessas oficinas não há mais lixo porque elas conseguem aproveitá-lo ao máximo”.

vivavoz
 Ana Carolina (esq.) e Márcia Vieira (dir.) (Foto:Viva Voz)

Para obter mais informações sobre o projeto “Educação para Transformação”, acesse a página do FACEBOOK.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s