Cidades

Itajaí e Balneário Camboriú realizam ações contra o Aedes aegypti

As cidades já iniciaram ações para conscientizar a população sobre a proliferação do mosquito

Texto: Caroline de Borba e Paula Dagostin
Foto: Divulgação Prefeitura de Balneário Camboriú

Com a chegada da primavera e a proximidade das temperaturas elevadas, os municípios de Balneário Camboriú e Itajaí passaram a reforçar os cuidados com o Aedes aegypti. O mosquito é responsável pela transmissão de doenças como a febre amarela, dengue, zika vírus e chikungunya. A principal preocupação dos agentes é com o feriado de Finados, devido ao aumento de vasos de flores nos cemitérios.

Em Balneário Camboriú, os agentes de combate a endemias efetuarão uma ação no cemitério da Barra. O objetivo é impedir que moradores e visitantes deixem acumular água. O município também tem realizado visitações em escolas, no qual os agentes visam conscientizar os alunos sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação do mosquito.

cartilha_dengue2-2
Cartilha do Combate à Dengue/Ministério da Saúde

Assim como a cidade vizinha, Itajaí também tem realizado ações nas escolas. Com palestras, gincanas, rodas de conversa, brincadeiras lúdicas, entre outras atividades, o município busca orientar moradores e toda a comunidade escolar sobre a prevenção.

Para o coordenador do Programa de Controle da Dengue de Itajaí, Lúcio Vieira, a participação dos moradores é essencial para a efetividade do controle. “A população precisa verificar quintais, não deixar água parada e evitar jogar entulhos e lixo em terrenos baldios”, reforça.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s