Bem-Estar

Conheça o projeto “Colcha de Retalho”

A iniciativa é da equipe de Estratégia de Saúde da Família, que vem convidando mulheres aposentadas a participar

Texto: Iolário dos Santos Neto e Vanusa Schatt

Na terceira idade, muitas aposentadas se encontram em casa sem ter muito o que fazer e na maioria das vezes sozinhas. Pensando nisso, a equipe de Estratégia de Saúde da Família, que se localiza na Unidade Básica de Saúde Nossa Senhora das Graças, em Itajaí, criou o projeto ‘Colcha de Retalho’, que realiza reuniões com as mulheres quinzenalmente, quando são feitos vários trabalhos artesanais como bordado, crochê, artesanato como fuxico e a colcha de retalho.

foto6

 

No dia da visita, Rosileia de Souza Correia, muito atenciosa, nos mostrou colchas já feitas e as que irão terminar. Aos poucos a mulherada vai chegando e se acomodando. Mesmo com a chuva que estava caindo no dia não deixaram de participar. A Rosileia ou Léia, como todos a chamam, é a dona da casa e oferece o seu espaço para os encontros. O endereço fica na Rua Germano Montibeller 173, no Bairro São Judas.

Leia relembra como começou a fazer parte do projeto. Em uma visita médica, o doutor comentou sobre a ‘colcha de retalho’, perguntando se gostaria de participar. Hoje, ela está há um ano ajudando no projeto. Assim foi com as outras participantes. Vera Cabral, aposentada que ficava sozinha em casa durante o dia, foi convidada pelos agentes de saúde que fazem visitas a residências e decidiu então participar e se distrair ajudando a fazer os fuxicos. “Não sei fazer muita coisa, mas me divirto muito”.

foto3

Os materiais usados vêm de doações, seja pelos agentes ou por conta delas mesmas. Quando prontas, as peças são vendidas em feiras. Na maioria das vezes é realizada na frente da biblioteca da Univali. “Nas vendas dessas colchas juntamos o dinheiro e é revertido em cestas básicas, onde é oferecido para as pessoas que precisam”, diz Leia. Outra novidade é o calendário para 2018 que o projeto está produzindo para as vendas no ano que vem.

A Colcha de Retalho é um projeto que recebe a todos que querem participar, aprender fazer artesanatos e dar muitas risadas.

um comentário

  1. Participo deste projeto e vejo a cada encontro a mudança que acontece dentro de nós não somente em habilidades manuais mas também em amor ao próximo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s