Notícias

Artistas de Itapema encontram espaço cultural na Câmara de Vereadores da cidade

Telas, fotografias e esculturas encantam visitantes da instituição

Texto: Silvio Matheus e Juliana Passos

Itapema, cidade do litoral norte de Santa Catarina, é escassa quando o assunto é local para apresentações artísticas. É uma das únicas cidades da região que não tem um teatro e museu. Visto isso, o presidente da Câmara de Vereadores do Município, Xavier Legarrea, criou um programa chamado “Câmara Cultural”, onde artistas da cidade podem expor suas criações no Hall de entrada da instituição.

O Projeto foi lançado no ano de 2015, por meio da Lei Municipal nº3425/2015, proposta pelo presidente, que institui o plano de incentivo à valorização e difusão das manifestações culturais e artísticas locais. Desde então, a Câmara de Itapema se tornou um espaço de valorização das artes.

Para Xavier, a Câmara precisa dos artistas tanto quanto eles precisam desse espaço. “Essa iniciativa cede o hall da Câmara para o artista mostrar o seu talento e divulgar seu trabalho, aproveitando o espaço e infraestrutura que temos aqui. Mas também vem enriquecer o Legislativo e promover o acesso à cultura”, destacou.

Exposições

Mostra: Rosto – eu e você somos um só;

Artista: Valdenir Cabral;

SONY DSC

O artista plástico Valdenir Cabral tem 54 anos. Começou a pintar aos sete anos, quando ganhou um caixa de lápis e papeis para rabiscar. Profissionalmente, começou pintando letreiros pela cidade de Videira (SC), onde nasceu. Depois se dedicou à arte sacra, pintando os tetos e paredes das igrejas de sua cidade. É do artista a pintura da Igreja Imaculada Conceição, de Videira.

SONY DSC

Ele utiliza três técnicas em suas obras: pintura a óleo, acrílica e colagem.

***

Mostra: Vidas e Cores;

Artista: Berenice Torres;

SONY DSC

“Fui descobrindo tudo sozinha. Você já reparou quantas nuances de cor é preciso para pintar um abacaxi? Dessa observação comecei até chegar na mistura de cor que eu queria”, comenta artista plástica, apaixonada pela pintura, que mora em Itapema desde 1996.

SONY DSC

***

Mostra: Sustentabilidade: um despertar ambiental

Artista: José Fabrício Carvalho

SONY DSC

Arquiteto por formação, pintor, fotógrafo e ecologista por vocação, o gaúcho residente em Itapema, José Fabrício Carvalho, faz sua segunda exposição em Santa Catarina. Começou pintando com um grupo de artistas nos anos 90 em Gramado (RS).

***

Mostra: Folhas, flores e cores

Artista: Márcia Ribeiro

SONY DSC

Márcia é natural do Rio de Janeiro, foi morar pequena em Blumenau e, desde cedo, dedicou-se às telas, pincéis e tintas. Em Itapema encontrou tempo para se dedicar às artes. Utiliza as técnicas: doodle art (rabiscar), zentangle (criação de imagens usando padrões repetidos), acrílica, aquarela, estêncil e nanquim.

SONY DSC

Diversidade artística

Apesar de representar a maioria das mostras, a pintura em tela não é a única técnica que os artistas expõem no espaço “Câmara Cultural”. Fotografias e esculturas também viram mostras.

IMG_3880
Entalho em madeira por Magnus Guimarães

 

Concurso fotográfico

Na metade desse ano (2017), a Câmara lançou o concurso cultural “A Beleza dos Bairros”, por meio do qual convocou fotógrafos de Itapema para registrarem as belezas dos bairros da cidade. As fotografias selecionadas serão eternizadas no plenário da instituição – local onde acontecem as reuniões legislativas.

Ao todo, 10 fotografias foram selecionadas por uma comissão julgadora e, antes de implantadas em painéis no plenário, foram apresentadas ao público em uma exposição do Câmara Cultural.

Veja as fotos selecionadas:

Este slideshow necessita de JavaScript.

Próxima exposição

A próxima exposição do “Câmara Cultural” será apresentada pelo fotógrafo Rudi de Souza. O artista traz a mostra “PetBook”. Ele apresenta 10 fotografias de cachorros em poses cheias de charme e graça canina. O fotógrafo comenta sobre o trabalho: “o meu amor pela fotografia em conjunto com as técnicas de trabalho reflete em um resultado harmonioso e satisfatório”.

A mostra será inaugurada na terça-feira, 24 de outubro, a partir das 19h, e ficará aberta para visitação por 30 dias.

6cba7a12-8c93-4943-850f-fc09a31447e0

Como participar?

Para participar do “Câmara Cultura” basta entrar em contato com a instituição pelo número (47) 3368-2578. Todo mês uma mostra diferente é exposta no Hall de entrada da Câmara.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s