Notícias

Jovens de Camboriú acompanham a rotina do serviço público

Alunos de 25 escolas participam do Projeto Cidadão Mirim 2017

Texto: Bruna Souza  e Roberta Ribeiro

Crianças e adolescentes, entre sete e 15 anos de idade, regularmente matriculados em 25 escolas de Camboriú, devem entregar até o dia 19 de outubro  uma redação sobre o trabalho realizado pela prefeitura e câmara de vereadores. Cada escola fica responsável por selecionar dois melhores textos da unidade elegendo seus representantes. Os respectivos selecionados serão convidados para acompanharem, no dia 26, a rotina diária no serviço público ao lado do prefeito, vice-prefeito de secretários, presidentes de fundações e vereadores.

Os vereadores Adriano Gervásio e Inalda do Carmo realizaram palestra na escola municipal Professora Ivone Teresinha Garcia para esclarecer as dúvidas dos alunos. A unidade reforçou o significado das palavras democracia e cidadania, e ainda ressaltou o dever dos três poderes na sociedade.

Para Ana Paula Vignoli, diretora de ensino, esses projetos são fundamentais para que estes assuntos tenham espaço no aprendizado. “Muitos alunos não conhecem as responsabilidades de cada poder. Quem faz as leis, o que é uma lei ou o porquê de o prefeito conseguir realizar tal coisa e outra não, por exemplo.” Programas como o Cidadão Mirim, segundo a professora, esclarecem questionamentos que, muitas vezes, os jovens não teriam oportunidade de fazer.

O Programa Cidadão Mirim 2017 busca aproximar as crianças do poder público, prefeitura e câmara de vereadores. As atividades iniciaram nas escolas no final de setembro último com leituras, palestras, rodas de conversa em sala de aula e visitas em órgãos públicos. O encerramento oficial do projeto será realizado em sessão ordinária da Câmara de Vereadores, também no dia 26, e conta com 35 representantes do Legislativo e Executivo do município.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s