Bem-Estar

Equipamento moderno agiliza atendimento em unidades de saúde

Balneário Piçarras adquiriu raio-x digital por R$ 206 mil em convênio com Governo do Estado

Texto: Gabriel Silva e Sérgio Augustin

Balneário Piçarras é uma das cidades litorâneas que recebe turistas durante a temporada de verão. Com o aumento da demanda, também é necessário investimento em saúde, para garantir o bem-estar de quem visita o município. Um convênio foi firmado com a Secretaria de Estado da Saúde, no valor de R$ 206 mil, e um equipamento de raio-x será adquirido e instalado num pronto-atendimento 24 horas.

O prefeito de Balneário Piçarras, Leonel Martins, garante que a máquina estará funcionando em até 50 dias. O pedido foi protocolado em janeiro, mas a assinatura do repasse foi feito esta semana. “Agradeço imensamente o esforço do secretário de Saúde Vicente Caropreso para a obtenção do equipamento. O nosso compromisso é sim com a saúde”, afirma o prefeito.

Raio X Digital (1)
O convênio foi assinado na própria Prefeitura, junto dos vereadores João Bento de Moraes, Lucimir Bittencourt, Paulo Coral, Ziza Santana, Antônio João Pera e Maurino da Cunha (Foto: Divulgação)

Mais de 5 mil exames de raios-x foram feitos na cidade este ano. “É uma demanda diária muito grande e sua forma digital facilita em futuras consultas”, afirma o secretário de saúde de Balneário Piçarras, Vinício Santos, se referindo ao produto que será comprado: um aparelho de raio-x digital.

O moderno aparelho promete agilidade no resultado e também que o médico possa acessar a chapa de forma virtual, antes mesmo de imprimir. “Como informatizamos toda a rede municipal de Saúde, esse equipamento vai facilitar o trabalho dos médicos”, completa.

O raio-x digital

Além de ser mais rápida, a modernidade oferece maior qualidade de imagem, o que possibilita maior precisão em resultados. Os níveis de exposição à radiação são menores, proporcionando maior segurança para quem realiza o exame e técnicos de raio-x.  Apesar desta máquina ser mais cara, a relação custo x benefício é maior.

Recorde de atendimentos

A Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras, por meio de um relatório, comemora 130 mil atendimentos realizados este ano nas unidades de saúde – período entre 1º de janeiro e 30 de setembro.

A unidade 24 horas é a que mais recebeu pacientes: 39 mil pessoas atendidas. “Um número muito expressivo para uma cidade do nosso porte”, analisa o secretário de saúde. De forma mais específica, o sistema informatizado registra exatos 129.361 atendimentos.

Raio X Digital (2)
(Foto: Divulgação)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s