Cidades

Escola Aberta amplia atuação em Itajaí com lazer e cidadania aos sábados

Professores e funcionários se disponibilizam para fazer o sábado de muitos jovens mais animado

Texto: Patrícia Barbosa e Samara Michele
Fotos: Samara Michele

Os sábados ficaram mais divertidos para a criançada de Itajaí (SC). Inaugurado no início do ano, o programa Escola Aberta oferece recreação e lazer para toda a família. O objetivo é aproximar as relações entre a comunidade e a escola do bairro, oferecendo esporte, lazer, cultura e saúde. “Esse projeto trouxe para meus filhos uma forma recreativa de grande importância. Estando lá, eles se divertem e chegam em casa contando cada detalhe”, ressalta Maria Aparecida Martins, mãe de dois alunos que participam do programa.

As atividades variam em cada escola, disponibilizando palestras, oficinas, aulas de capoeira, dança, prática de esportes, judô, horta comunitária, apresentação de filmes educativos, musicais, literatura, informática. Além das várias secretarias envolvidas, as ações também contam com uma equipe da Estratégia e Saúde da Família fornecendo orientações sobre a saúde da mulher, violência, planejamento familiar e conscientização sobre dengue. Todos os sábados, as escolas que fazem parte do programa estarão funcionando das 9h até as 17h. Para Jaqueline Larsen, secretária da Escola Básica Gaspar da Costa Moraes, “essa aproximação do aluno e comunidade na escola é um grande avanço para o meio educacional”.

A ideia partiu de uma atitude do Prefeito Volnei Morastoni, que na gestão de 2005 a 2008 já tinha implantando o projeto. O programa foi retomado em março, com o objetivo de que até o final do ano todos os bairros de Itajaí tenham ao menos uma Escola Aberta para alunos e comunidade. A primeira unidade foi o Centro Educacional Pedro Rizzi, no Cidade Nova, no dia 11 de março. Em seguida, o programa foi aberto na Escola Arnaldo Brandão, no Imaruí, em 29 de abril, na Escola Básica Melvin Jones, nos Cordeiros, no dia 3 de junho, Escola Marechal Olímpio Falconieri da Cunha, bairro São Vicente, em 5 de agosto, e, por fim a Escola Básica Gaspar da Costa Morais, bairro Fazenda no último dia 23 de setembro.

Todo o trabalho envolvendo a escola é voluntário. Professores e funcionários se disponibilizam para fazer o sábado de muitos jovens mais animado, com atividades que promovam a cidadania. A secretária da Escola Gaspar da Costa Moraes, no bairro Fazenda, sugere que acadêmicos e membros da comunidade se voluntariem para acrescentar nas atividades, pois as permanências da escola estão disponíveis a todos, a fim de fornecer entretenimento e fazer com que o ambiente escolar seja referência de lazer e aprendizado. Jaqueline afirma que durante a semana os professores têm pouco contato com os pais dos alunos e, com atividades como esta, é possível criar um vínculo de lazer e descontração. “É um momento em que os alunos não ficam na rua, e sim num ambiente acolhedor que promove educação e cidadania. Os pais são bem-vindos para aproveitar a oportunidade e conhecer melhor a estrutura escolar”, completa Jaqueline.


Mais informações:

Facebook do Projeto: https://pt-br.facebook.com/escolaabertaitajai/
Secretaria de Educação de Itajaí
(47) 3249-3300

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s