Cidades

Retomado projeto de alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú

O projeto foi apresentado essa semana aos empresários dos setores hoteleiros e gastronômico da cidade

Texto: Patrícia Barbosa e Samara Michele

O projeto de alargamento da faixa de areia de Balneário Camboriú é um sonho já idealizado por gestões anteriores, e foi retomado por um grupo de empresários. Buscando a possibilidade de realizar um estudo para dar à Prefeitura condições de liberar os documentos licitatórios e assim conseguir recursos para o projeto.  A prefeitura se responsabilizou em reunir especialistas na área costeira para dar suporte de desenvolver o estudo com segurança.

O Engenheiro Sérgio Gonik explica a forma que essa ação será realizada. A ideia principal é não modificar as características atuais, na qual a ampliação do espaço não inviabilize para quem transita. “A intenção é que possa ter um espaço maior, com mais conforto e equipamentos adequados para turistas e moradores. A praia é o elemento-chave, paisagístico e natural para isso”, ressalta Sérgio.

Segundo o Prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira, essa incorporação de areia vai dar maior proteção à praia, devido a areia que sempre migra de um lado para o outro. “Acredito que o efeito vai ser extremamente positivo, não queremos mudar nenhuma característica do que a praia é hoje”, completa o Prefeito.

Para o oceanógrafo Fernando Luiz, o engordamento de praia é uma solução para dar  tranquilidade e conforto para a cidade. E afirma que existem segmentos que estão menores que outros, mas isso é momentâneo devido ao inverno, no verão volta a aumentar. Fernando ressalta que há um transporte e um equilíbrio da areia que está na zona de arrebentação, que se transfere, criando os bancos de areia. “Esse é um processo natural, embora a área já esteja perturbada com a forma de ocupação da praia”, completa Fernando.

A gestão atual defende que o projeto não é uma obra estética. “É através da reestruturação que vai possibilitar a melhoria de calçadas da avenida, e de equipamentos públicos, como chuveiros, banheiros e tudo aquilo que uma praia com porte de Balneário Camboriú precisa ter”, completa o Prefeito.

33288593026_2d8f397d5d_h
A faixa varia de 20 a 25m. A intenção é estendê-la até 70m

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s