Texto: Caroline de Borba e Paula Dagostin
Foto: Thiago Avi da Rosa
Neste sábado, dia 30, acontece o lançamento do livro “Retrato Peixeiro: Personagens que Marcam a História do Mercado do Peixe”. A obra reúne histórias de um dos pontos culturais de Itajaí, o Mercado do Peixe. A instituição é uma das centenárias dentro do município, tendo sido construída em 1917. O evento terá início às 9h na Praça Felix Busso Asseburg, na área externa do Mercado Público.
A autora, a jornalista Maria Caroline Cândido, relata que a motivação para a obra surgiu no ano de 2013, com intenção de homenagear os trabalhadores do Mercado do Peixe. O que seria apenas uma exposição, tomou maiores proporções. “Era para ser uma simples exposição, apenas alguns banners com algumas fotos e depoimentos. No entanto, acabou se transformando em um material muito rico culturalmente, que merecia ser mais valorizado”.
- Capa do livro escrito pela jornalista Maria Carolina Cândido
Por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (LIC) e com o patrocínio da empresa Safrio – Armazenagem Frigorificada, a autora reuniu recursos para a publicação do livro. Nele estão reunidas histórias documentadas e relatos dos comerciantes locais, desde a fundação até as transformais do ponto cultural.
Em 2017, o Centro de Cultura Popular de Itajaí, também conhecido como Mercado Público ou Mercado Velho, comemorou 100 anos de existência. Para a autora, o livro pode se tornar um instrumento de registro histórico do município e também uma fonte de informações e pesquisa sobre a memória cultural de Itajaí.