Tecnologia

Acadêmica desenvolve app para pessoas com deficiência na fala

O projeto “Eu falo” foi o único vencedor do Concurso Universitário de Negócios do Sebrae, na área social

Texto: Patrícia Barbosa e Samara Michele

Acadêmica do curso de Comércio Exterior da Universidade do Vale do Itajaí, Jéssica Kempfer desenvolveu um aplicativo de comunicação e aprendizagem para pessoas com deficiência na fala. O projeto “Eu Falo”, sob coordenação do professor Waldemar Martins, foi vencedor do 10º Concurso Universitário de Negócios Investidores do Sebrae/SC. “Esse aplicativo não é apenas para quem tem dificuldade com a fala, mas também para quem não consegue se comunicar através de libras”, explica Waldemar.

Segundo Jéssica Kempfer, o aplicativo funciona através de pranchas de imagens. A pessoa seleciona a ilustração, tem a opção sim e não na tela básica, e vai formando a frase. Também existe outra maneira. Caso a pessoa tenha facilidade em escrever, é só digitar e o áudio sai simultaneamente. O aplicativo tem função de entretenimento com vídeos e leitura. Jéssica afirma que o aplicativo ainda está na fase de protótipo, mas que “dá para ter uma noção de como vai ser o produto final”.

Fonte: Divulgação
Fonte: Divulgação

O projeto “Eu Falo” foi divulgado no início de setembro como vencedor do Concurso Universitário de Negócios do Sebrae na área social, mas ainda não está disponível no mercado. É preciso criar um plano de negócio para validar a lucratividade do modelo. Isso vai viabilizar a ideia de abrir a empresa e ir em busca de investidores. “Queremos afinar o plano de negócio para que o projeto vire realidade”, completa a acadêmica.


Mais informações:

(47) 3341-7618 – Uni Júnior da Univali

(47) 99166-9556 – Acadêmica Jéssica Kempfer

(47) 99921-4453 – Professor Waldemar Martins

A entrevista foi originalmente concedida ao programa Viva Voz, da Rádio Univali FM e TV Univali. Confira abaixo o programa completo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s