Arte e Cultura Bem-Estar Comportamento Notícias

Tudo sobre a visitação da 11ª Primavera dos Museus

Venham conferir as exposições do evento 11ª primavera dos museus com o tema 'os museus e suas memórias'.

Texto: Iolário dos Santos Neto e Vanusa Schatt

A Primavera dos Museus é um evento nacional apoiado pelo Instituto Brasileiro do Museu – IBRAM, que une instituições museológicas do Brasil todos os anos, sendo que cada museu possui temas diferentes em sua programação. Em Itajaí, os museus Palácio Marcos Konder e Etno-Arqueológico são os participantes da 11ª edição do evento, tendo com o tema os museus e suas memórias.

Comparecemos na abertura da exposição no Palácio Marcos Konder, onde está sendo exibida a história do Coronel Marcos Konder, também escritor e ex-político itajaiense. Na mesma noite, tivemos o privilégio de acompanhar o lançamento do primeiro livro “Memória do Sertão”, da autora Dulceclea Marcolino da Silva, ou Dona Dulce como todos a chamam, no qual recorda suas histórias na terra natal e relaciona-as à história das cidades.

Visitamos também o museu Etno-Arqueológico de Itajaí para apreciar a exposição “Da Estação de trem ao Museu: O Nascimento do Museu Etno-arqueológico de Itajaí”, que conta o quão foi importante a ferrovia para o crescimento do município. Ali há muitas lembranças e recordações para a nova geração conhecer a sua origem. O museu possui, ainda, um laboratório onde é realizado estudos, práticas e exposições arqueológicos, e outras atividades.

A Diretora do Museu, Eliane Cristino da Silva, nos contou que as crianças, estudantes das escolas do município, fizeram uma visita e, como era o dia da árvore, 21 de setembro, elas ajudaram a colocar a mãozinha “na massa” e plantaram novas árvores.

Ela também conta que tem lembranças do que o Museu já foi e o que hoje está sendo realizado, marcando toda a história da cidade desde uma época totalmente diferente do que é agora. A visita faz recordar e conhecer as memórias do museu. Convidamos a todos a visitarem as exposições que continuam até o dia 31 de dezembro, com a entrada gratuita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s