Economia

Porto de Itajaí cresce 5% em movimentação de cargas

O mês de agosto atingiu o melhor fluxo de volumes

Texto: Caroline de Borba e Paula Dagostin
Foto: Marcos Porto

Com a intensa movimentação de carga no mês de agosto, o Porto de Itajaí atingiu um índice de 5% de crescimento no ano de 2017 até o momento.  Desde janeiro, o Complexo Portuário administrou 8.1614.178 toneladas de carga, sendo que 1.196.888 foram somente em agosto. De acordo com relatório divulgado, 86 escalas foram registradas, sendo 20 delas na APM Terminals.

Para o engenheiro e superintendente do Porto de Itajaí, Marcelo Werner Salles, a prospecção é de superar o fechamento do ano passado e de ultrapassar um milhão e 200 mil contêineres. A balança comercial registrou que 64% do fluxo foram em exportações e 36% em importações. O movimento total foi somado em 1,2 bilhões de dólares, crescendo 7,9%.

Com movimentação de agosto, Porto cresce 5% em 2017_76635-Fotógrafo(a) - Marcos Porto
O Porto de Itajaí ocupa o segundo lugar no ranking de fluxo de contêineres, ficando atrás apenas do Porto de Santos (Foto: Marcos Porto)

A expectativa pode tomar força já que em setembro, a APM Terminals voltou a realizar o serviço ASIA, antes feito em Navegantes, que conecta a costa leste da América do Sul a portos asiáticos na Malásia, Singapura, China e Coreia do Sul. A expectativa é de aumento de 20% de volumes, podendo alcançar 40% em abril do próximo ano, comparado à movimentação mensal atual.

Uma das principais fontes de renda de Itajaí, a Fundação do Porto completou 80 anos de funcionamento, no início do mês. Sendo que, de acordo com dados do IBGE , Itajaí tem o terceiro maior PIB (Produto Interno Bruto) do Estado de Santa Catarina. O Complexo Portuário, o mais movimentado do sul do Brasil, emprega funcionários de toda a região e contribui para o desenvolvimento econômico do Vale do Itajaí.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s