Comportamento

A cozinha vem ganhando espaço na TV

Realities shows gastronômicos vêm ocupando a programação nas emissoras brasileiras

Texto: Sérgio Augustin e Gabriel Silva

Atualmente, a TV brasileira vem sendo recheada por novos sabores. O corre-corre e a tensão para entregar pratos cada vez mais elaborados são alguns dos elementos de uma nova onda que invadiu a televisão brasileira. Os realities shows que têm a cozinha como cenário são sucesso em todo o mundo.

Diferente dos programas tradicionais que eram voltados para as donas de casa, cujo o objetivo era ensinar a cozinhar – onde só uma pessoa cozinhava, os realities shows têm ritmo acelerado: são mais pessoas cozinhando ao mesmo tempo, competindo pela aprovação dos juízes. Muitas vezes não é mostrado como o prato é feito.

Para o professor de comportamento do consumidor da Univali, Luciano Dalla Giacomassa, o sucesso de programas com essa temática se dá pelo fato de que hoje em dia está na moda saber cozinhar e fazer o que pode para trazer a sensação de conforto e bem-estar. “Com um mundo que estressa, desafia e assusta, é uma forma de encontrar alívio ou refúgio seguro. A cozinha com pessoas a quem se atribui e de quem se recebe afeto é um desses lugares seguros”, conta.

O jornalista Marcelo Martim, fã de realities shows de culinária, acredita que o sucesso seja o resultado de vários fatores, como a preocupação e exigência de uma boa alimentação nos dias de hoje e também a parte visual que, de acordo com ele, conta bastante. “É isso que os realities shows de culinária trazem: comidas elaboradas que viram quase uma obra de arte”, destaca. Devido a diferentes personalidades entre os participantes, o espectador se identifica com um deles e escolhe para quem torcer.

2017-09-13-PHOTO-00000008
Foto: Artur Igrecias/SBT

Para Ney Martins, que atualmente está participando da terceira temporada do programa Bake Off Brasil: Mão na Massa, “cada vez mais as emissoras estão dando espaços para a gastronomia, investindo nesses programas, criando um público cativo, que segue todos os realities gastronômicos”.

Outro ponto que Ney destaca é a visão que as pessoas tinham tanto da gastronomia quanto dos chefs de cozinha.  “A gastronomia há algum tempo era algo inacessível. Quando falamos em chefs e confeiteiros, logo criávamos na cabeça uma alusão de grandes pessoas, intocáveis e super reverenciadas. Com o passar do tempo essa visão foi mudando: muitas pessoas se entregando a essa paixão, mais pessoas cursando gastronomia”, aponta.

Variedade na temática: do churrasco à pasta americana

Cada reality show possui algo diferente de outro da mesma temática. Master Chef, Bake Off Brasil: Mão na Massa, Cozinha Sob Pressão, BBQ Brasil: Churrasco na Brasa, são exemplos da diversidade de programas, que no fim acabam agradando a todos. 

O que prende a atenção do público é a tensão de nunca saber quem será o eliminado da semana. Os bolos diferentes e coloridos, o corre-corre para entregar uma quantidade absurda de pratos para serem degustados ou acertar o ponto certo da brasa da churrasqueira, são os fatores que mais chamam a atenção das pessoas. “O mais interessante é poder acompanhar toda a evolução dos participantes”, completa Marcelo Martim.

Facebook Oficila Bake oFF Brasil
Bake Off Brasil: Mão na massa é exibido pelo SBT aos sábados a partir das 21h30 (Foto: Reprodução Facebook Bake Off Brasil)
O doce vem encantando os brasileiros

De acordo com dados do Ibope, o reality show Bake Off Brasil: Mão na Massa é o querido de público. Ocupou o segundo lugar no ranking de audiências  na estreia – 7,6 pontos de média, superando também a estreia da primeira temporada. Em 2015, o programa fechou com 6,9 pontos na estreia.

“O Bake Off tem mais a minha cara por se tratar de um reality de confeitaria”, conta Ney Martins, que se apaixonou pela culinária ainda criança. Ele chegou a cursar Direito, mas seu amor pela gastronomia falou mais alto. “Desde que me formei, me dediquei a receitas típicas, rústicas. Aquelas que chamo de cozinha pé no chão. Minha missão é levar essa cultura por onde eu for. Assim é no Bake Off: preparo muitas receitas das minhas avós”, lembra.

2017-09-13-PHOTO-00000015
Foto: Artur Igrecias/SBT

Ney conta que programas como esse ajudam muito na divulgação e visibilidade dos profissionais. “Depois que apareci no Bake Off Brasil, a procura por minhas aulas aumentaram. Amo a interação com o público. Devo tudo que sou a cada um que assiste minhas lives nas redes sociais, a todos que frequentam meu ateliê e aqueles que torcem por mim”, agradece.

E para os apaixonados pela gastronomia e que se arriscam na cozinha ou querem seguir a profissão, Ney sugere: “A dica é seguir o sonho e sempre fazer por amor. Esse é o segredo de tudo na vida”! 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s