Notícias

Os desafios entre corpo definido e saudável

O nutricionista é o profissional que possui embasamento científico e conhecimento prático para a prescrição do plano alimentar adequado para cada indivíduo

Texto: Bruna Souza e Roberta Ribeiro

Se sentir bem com a forma do corpo e funcionamento do organismo não deve ser um sacrifício para o indivíduo, muito pelo contrário, deve ser alcançado de forma agradável e saudável. “Para começar a esculpir um corpo definido, primeiramente precisamos trabalhar nosso psicológico, pois sem ele não teremos bons resultados”, afirma a personal trainer Fernanda Gonçalves. É essencial seguir exercícios físicos regulares em locais que possibilitem um bom gasto calórico. O corpo todo deve ser trabalhado intercalando membros superiores, inferiores, core-tronco, região abdominal/lombar e exercícios aeróbicos. Estas atividades devem ser acompanhadas preferencialmente por um profissional.

Para Roseane Leandra da Rosa, coordenadora do curso de Nutrição da Univali e a acadêmica Bruna Nayara Buzzi, todo objetivo estético deve ser seguido por comportamentos que mantenham a saúde do indivíduo. Neste caso, além da dedicação e força de vontade, são de extrema importância o acompanhamento de um profissional da nutrição para corrigir hábitos alimentares e de um profissional da educação física para auxiliar nos exercícios físicos. O nutricionista Gustavo Melegassi explica que, “corpo definido é o termo que comumente se usa para classificar um indivíduo que apresenta baixo teor de gordura corporal e massa muscular expressiva”, e normalmente é buscado quando há insatisfação com a aparência física, o que é comum.

Fernanda recomenda aos seus alunos hábitos saudáveis, pois, a alimentação e o exercício físico complementam um ao outro. Ou seja, o indivíduo precisa dos exercícios para obter a definição e da alimentação para obter baixa gordura corporal. Já os suplementos são complementos daquilo que possa faltar em sua alimentação. A profissional considera exagerado a prática de exercícios físicos sem alimentação e por tempo prolongado, já que o ideal seria entre 40 minutos e uma hora.

Para Roseane, o uso de suplementos não é restringido, todavia, deve ser utilizado apenas mediante após uma consulta nutricional, na qual identifica-se dentro da rotina do paciente. Nesses casos, podem ser prescritos considerando os hábitos alimentares atrelados a rotina do paciente e os objetivos que este almeja com a sua prática esportiva, podendo ser suplementados desde macronutrientes (carboidratos, lipídios e proteínas) até os micronutrientes (Vitaminas e Minerais), além de compostos bioativos. Os suplementos alimentares mais prescritos são: Proteína do soro do leite (Whey Protein), ômega-3, glutamina e maltodextrina.

Embora a qualidade de vida esteja mais em pauta, infelizmente pela praticidade e ilusão de rápida obtenção de objetivos estéticos, “uma grande parcela da população opta por seguir dietas consideradas da “moda”, sem fundamentos científicos, expostas pelas diferentes mídias apenas com os resultados “positivos” obtidos muitas vezes por ídolos da população. O nutricionista é o profissional responsável por prescrição de dieta sem radicalismo visando adequar a alimentação e consequentemente chegar ao objetivo do paciente”, afirma Roseane. Já Gustavo afirma que o número de pessoas que procuram o nutricionista buscando resultados estéticos aumentou exponencialmente nos últimos anos mesmo com a facilidade da internet. Afinal, o nutricionista é o profissional que possui embasamento científico e conhecimento prático para a prescrição do plano alimentar adequado para cada indivíduo.

O fato de querer resultado imediato acaba dificultando a dieta, nestes casos Gustavo recomenda que pacientes que buscam resultados expressivos e imediatos devem ser orientados a procurar traçar uma meta de curto, médio e longo prazo, pois “buscar caminhos mais fáceis jamais trarão resultados sólidos em longo prazo, trazendo geralmente abandono do tratamento, maior insatisfação corporal e o indesejado efeito sanfona”. Para Roseana, o aceleramento nos processos de maneira não tão saudável pode acarretar em resultados indesejados como voltar a ter o peso e percentual de gordura até mesmo maiores do que anteriormente.

Opções de alimentação delivery:

Cristiane Fidelis encontrou na dieta uma maneira de ganhar dinheiro. Com início da reeducação alimentar começou a criar um cardápio alternativo com receitas saudáveis e saborosas provando que dieta também pode ser saborosa. A partir disto, sua amiga sugeriu a venda de marmitas, e então ela criou o Marmita Fitness. . Cristiane explica que as vendas têm altos e baixos mas vê o seu negócio crescer. Além do cardápio criado por ela, com auxílio de nutricionista, ela ainda cozinha de acordo com a dieta do paciente e entrega na residência.

salad-2655915_960_720

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s