Bem-Estar

Ação social que traz um sorriso ao rosto de crianças

Projeto universitário coloca em prática a odontologia e o cuidado com os menos favorecidos

Texto: Gabriel Silva e Sérgio Augustin

Crianças em situação de risco estão recebendo tratamento odontológico gratuito. O projeto Missão Sorrir foi criado por duas acadêmicas do Curso de Odontologia da Faculdade Avantis, em Balneário Camboriú. Na segunda edição, 15 crianças do Cantinho da Alegria, de Itapema, recebem tratamento odontológico básico a cada duas semanas.

“Para mim é um orgulho saber que duas alunas se sensibilizaram para esse trabalho humanitário”, conta a professora Karen de Oliveira, que coordena o Missão Sorrir.  A iniciativa das alunas do último período de Odonto, Marina Fontoura e Lorraine Marques, arca com todas as despesas dos tratamentos. A Prefeitura de Itapema apenas freta o transporte das crianças. Vinte e cinco alunos atendem aos pequenos, que têm a média de 2 anos de idade.

“É uma oportunidade de fazer o bem e oferecer um tratamento humanizado para essas crianças”, conta Marina. Ela acredita que os alunos que realizam essa ação social se sentem melhores do que as próprias crianças que recebem o carinho. Na faculdade, numa sala cheia de aparelhos odontológicos onde os futuros dentistas participam das aulas, balões coloridos dão novo ar ao ambiente, tornando-o mais leve e atrativo para as quem vai ao dentista pela primeira vez.

2
Foto: Divulgação Facebook Cantinho da Alegria

Leidaiana Muller, a idealizadora do Cantinho da Alegria, conta que as crianças que cuida vivem em situação de vulnerabilidade. “Os pais estão presos ou são usuários de droga. Às vezes a criança foi sexualmente abusada”, lamenta. Leidaiana e outras três voluntárias possuem um cadastro com 118 crianças, para as quais são entregues fraldas, roupas e alimentos. Todo esse trabalho é mantido por meio de doação de outros voluntários. Projetos, como o Missão Sorrir, trazem transformação e incentivo ao trabalho. “Eu fui me consultar no dentista e, conversando com a doutora, contei do projeto Cantinho da Alegria. Foi por meio dessa simples conversa que eu recebi o convite para as crianças participarem do Missão Sorrir nesse semestre”.

Agora, Leidaiana conta que as crianças ficam animadas com a ida ao dentista. “Muitas delas nunca haviam andado de ônibus ou visitado outra cidade. O pior é que não praticavam a higiene bucal em suas residências”. Para as crianças, a cada duas semanas é o momento de se arrumar para ficar com a boca limpa.

Dados alarmantes

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, diz que existem 60 milhões de brasileiros com até 19 anos de idade. O relatório do Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil, de 2017, mostra que 5,8 milhões de crianças e adolescentes vivem em situação de extrema pobreza.

Em Balneário Camboriú, apesar de ser baixo o registro de menores de idade moradores de rua, o Resgate Social da cidade registrou recorde no acolhimento de pessoas em situação de vulnerabilidade: foram 343 atendimentos. Destes, 87 moradores de rua receberam passagem de ônibus e retornaram aos seus municípios de origem.

O diretor do Resgate Social comenta que a maioria dessas pessoas atendidas em agosto haviam acabado de chegar à cidade. “Como o inverno está mais ameno, até mesmo com períodos de calor, colaborou para que os migrantes viessem com antecedência para a cidade. Geralmente o fluxo aumenta a partir de outubro, mas este ano já em agosto muitos vieram para a temporada de verão”, comenta Eder Clemente.

Entre projetos de ação social como o Missão Sorrir e o acolhimento de casas de passagens, o número de pessoas na extrema pobreza aumentou. De 2014 para 2015, a quantidade de famílias com rendimento per capita inferior a 25% do salário-mínimo subiu 1%. E vem assim desde então: aumento de 1% ao ano.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s