Bem-Estar

Setembro: mês de prevenção do câncer colorretal

Considerado o segundo câncer que mais mata no mundo

Texto: Patrícia Barbosa e Samara Michele

Para incentivar a população na prevenção do câncer de intestino e reto (câncer colorretal- CCR), uma série de ações estão sendo desenvolvidas nos municípios de Blumenau, Joinville, Jaraguá, Itajaí, Indaial, Criciúma, Florianópolis, São José, Palhoça, Tubarão, Lages e Joaçaba. O câncer colorretal é o segundo que mais mata no mundo, e, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), em 2016, foi o segundo tumor mais incidente em mulheres no Brasil, perdendo apenas para o câncer de mama, com 17,620 casos. Nos homens, foi a terceira causa, com 16.660.

O Câncer Colorretal, se diagnosticado a tempo, pode ser evitado em 90% dos casos. A região Sul do Brasil é a que mais tem incidência por causa do estilo de vida da população. Segundo pesquisa realizada em 2015, pelo IBGE, o Paraná lidera a proporção de fumantes diários de tabaco que chega a 16,4%, enquanto o Rio Grande do Sul tem uma tradição forte no consumo de carnes processadas e bebidas alcoólicas. Santa Catarina, por sua vez, é o estado com maior índice de obesidade e sedentarismo, chegando a 25,7%. Tabagismo, obesidade e alto consumo de processados são os fatores que mais causam esse tipo de câncer.

O coloproctologista Marcelo Werneck afirma que é necessário ficar atento para fazer os exames preventivos na época certa. Alguns fatores devem ser levados em conta como idade e histórico familiar. Para prevenir, é preciso levar uma vida saudável e equilibrada, cuidando da saúde.

A campanha do Setembro Verde é organizada pela Associação Catarinense de Coloproctologia e tem apoio do Rotary Club Hermann Blumenau, da Havan, da Taschibra, dos três hospitais de Blumenau, quatro clínicas e contará com panfletagem nas ruas, outdoor e divulgação de informações na imprensa.

Prédios como a prefeitura de Blumenau e a Ponte de Ferro também terão iluminação verde para lembrar a população do tema. A meta é dar visibilidade ao câncer de intestino e estimular a pratica de um estilo de vida saudável.

9e7c04fc284b99426d4a80412a93590f

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s