Comportamento

Modelo plus size inspira público masculino a quebrar padrões

Natural de Jaraguá do Sul, Otávio Janecke usa as redes sociais para compartilhar dicas de moda para os números grandes. Conteúdos também incentivam a aceitação dos leitores em relação ao peso

Texto por Dyovana Koiwaski e Danilo Vieira

O convite para fotografar um catálogo de moda plus size soou estranho para o publicitário Otávio Janecke. Acima do peso, tentava se adequar a tamanhos e estilos que não condiziam com a própria realidade. O modelo não imaginava a reviravolta que a sessão causaria em sua vida.

O incômodo inicial se transformou numa nova oportunidade para o publicitário. “Senti que, naquele momento, eu estava sendo aceito justamente por ser gordo. O que era totalmente diferente de tudo que eu tinha vivido até então, tentando me encaixar nos padrões impostos pela sociedade”, conta.

Janecke percebeu que o segmento plus size estava carente de nomes masculinos e teve a ideia de criar perfis nas redes sociais, além de compartilhar informações em um blog. Lá, divide com os leitores as experiências e dificuldades de quem busca estar bem vestido e atento às tendências, sem estar inserido nos protótipos de beleza.

Atuante desde julho de 2016, o publicitário fez sucesso nas redes sociais e na carreira de modelo. Atualmente, conta com mais de 12 mil seguidores no Instagram e participou duas vezes do Fashion Weekend Plus Size, incluindo a edição realizada no mês de agosto. Para ele, trabalhar com foco no público masculino é diferente.

O blogueiro observa que os homens são mais contidos, interagindo mais através das mensagens privadas. “Eles pedem onde encontrei as peças que estou usando ou contar em como a minha história contribuiu para sua aceitação” Conta que um seguidor de Brasília, por exemplo, disse que as postagens o fizeram se reconhecer na sociedade e sair de casa.

Janecke acredita que o sucesso na internet vem de sua personalidade e enfatiza: “É necessário ser você mesmo e transmitir isso, aceitar o seu corpo e desconstruir os padrões, abrir-se para o novo”. Como influenciador digital, ele apresenta dicas, marcas e produtos para o público plus size.

Mesmo morando em Jaraguá do Sul, no Norte Catarinense, Janecke já é conhecido em todo o Brasil. Hoje, o maior volume de seguidores em seus canais é de São Paulo, porém, ele abrange também os demais Estados. Graças a essa inserção, marcas nacionais o procuram para experimentar lançamentos e produtos em diversos segmentos, não apenas na moda.

Outra surpresa, segundo o digital influencer, é o envolvimento feminino. “A compra, em muitos casos é feita pela esposa, namorada, noiva, e elas também usam a internet para buscar alternativas. Outras me seguem porque curtem meu estilo e minha linguagem”, completa.

Saúde também é fundamental

Preocupado com o seu bem-estar físico e psicológico, Janecke é acompanhado pela médica nutróloga Cristiane Molon. A profissional afirma é que possível estar acima do peso e ser saudável, com uma boa qualidade muscular, autoestima elevado e parâmetros metabólicos dentro da normalidade.

Com a maioria das pessoas preocupadas com o número da balança, Cristiane prefere avaliar as medidas com a bioimpedância, que permite precisar, no peso da pessoa, quanto é massa muscular, percentual de gordura, água, entre outros marcadores. “O gordinho pode estar mais saudável que o magro”, avalia.

Conforme a nutróloga, os riscos existem quando a pessoa ingere alimentos calóricos, sem nutrientes, é sedentário, fumante, e está com estresse e dormindo mal. “Nestes casos, aumenta o risco de resistência à insulina, diabetes, hipertensão, infarto, derrame cerebral e alguns tipos de câncer, todos relacionados com estilo de vida”, salienta.

Opções no mercado ainda são pequenas

Segundo pesquisas recentes da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), o mercado plus size cresce 6% por ano e já movimenta cerca de R$ 5 bilhões. O nicho atende um público que usa roupas acima do tamanho 44. Mas, ao contrário do que muitos podem imaginar, ainda faltam opções para este segmento.

 

Quem busca se vestir bem enfrenta dificuldades diárias em encontrar peças comuns ao guarda-roupa de qualquer pessoa, como camisas, ternos, jaquetas e cardigãs com corte e numeração adequados. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que cerca de 60% da população brasileira está acima do peso, mas apenas 18% das lojas oferecem opções em tamanhos grandes. Destas, somente 3,5% são especializadas na moda acima dos 42.

 

Levantamento feito pelo Sebrae revelou que 86% das pessoas que usam GG se dizem insatisfeitas com as opções de roupas para manequins grandes. É o caso da estudante Kamila Pereira. Pesando mais de 90 quilos, dificilmente encontra peças bonitas e diferentes para se vestir de acordo com seu estilo. “Você vai em uma, duas, três lojas, mas não tem o seu tamanho ou é tudo muito igual. Antigamente era mais complicado, as lojas segmentadas praticamente não existiam, mas o caminho a ser percorrido ainda é longo”, aponta Kamila.

Foi vivenciando essas situações negativas e, muitas vezes, traumáticas, que o modelo e blogueiro Otavio Janecke resolveu agir e lançar a #comprariamasnaotem. A campanha online busca conscientizar, principalmente, grandes redes de departamento quanto à inexistência de roupas para os consumidores gordos no mix disponível nas lojas brasileiras.

Ele entende que a roupa exerce uma função importante na vida das pessoas, desempenhando um papel psicológico fundamental que às vezes passa despercebido. “Se você está bem vestido, independentemente, do preço e da marca, sente-se mais seguro e a confiança é transmitida por inteiro”, explica o modelo.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s