Esportes

Atletas da Costa Esmeralda

Três cidades pequenas revelam grandes atletas

Texto: Amanda Macuglia e Joana Fonseca

As cidades da Costa Esmeralda são conhecidas mundialmente pelas belas praias, trilhas e paisagens naturais de tirar o folego. Mas Itapema, Porto Belo e Bombinhas são o berço de diversos atletas destaque em diferentes esportes e modalidades no Estado e no país. Em alguns casos, não é só um atleta destaque, mas o time inteiro, como no caso dos White Sharks.

O Time de Futebol Americano de Itapema White Sharks começou como uma brincadeira entre amigos, mas, aos poucos, surgiram mais interessados e o passatempo passou a ficar mais sério. Descobriram que já existiam outras equipes e até uma federação que regia o esporte no estado, então veio a ideia da criação do Itapema White Sharks. Em março de 2011, em assembleia geral, foi criada a Associação Costa Esmeralda de Futebol Americano (ACEFA). A partir daquele momento, começaram os trabalhos para a aquisição de materiais para treinos e equipamentos para a prática da modalidade denominada “FULL PADS”, cuja atividade é realizada com equipamento de segurança, capacete e ombreiras.

Em dezembro de 2011, foi realizado o primeiro jogo “Full Pad”, um amistoso contra a equipe de Curitiba, Predadores. No ano de 2012, o time participou de duas competições oficiais: o Campeonato Catarinense de Futebol Americano,  em que a equipe ficou em 5º lugar; e a Copa Santa Catarina de Futebol Americano, na qual foram vice-campeões. No mesmo ano, seis jogadores da equipe foram convocados para seleção catarinense sub-19, para a disputa do campeonato brasileiro de seleções estaduais, conquistando o 3º lugar na competição.

No inicio da temporada de 2013, o time contratou o espanhol Albert Fernandes para ser o Head Coach, um divisor de águas na equipe, pois, a partir daí, o time começou a ter mais visibilidade. No primeiro semestre, a equipe ficou em 4º lugar no Campeonato Catarinense e, no segundo semestre, participou da I Copa Sul de Futebol Americano, da qual foi Campeã, com a melhor defesa, o melhor ataque e o melhor time especial.  Os anos de 2014 e 2015 também foram de várias vitórias para o time, como a Super Liga Nacional, onde terminaram em 3º lugar na competição.

Mas não para por aí. A Costa Esmeralda também tem um destaque no vôlei de praia feminino. Josi Alves sempre gostou de esportes.  Aos 15 anos, foi direcionada para o vôlei de quadra, pois era o que mais gostava. Jogou quadra até os 21 anos, quando descobriu a paixão pelo vôlei de praia. Começou nos jogos abertos de SC, onde foi heptacampeã por Blumenau e iniciou sua carreira nas areias, e logo depois se mudou para Itapema.

 

13557745_488312064692522_3151050097520230915_n
Josi Alves no Torneio Internacional MAJOR POREC – Foto arquivo pessoal da fonte

Em 2009, Josi começou a jogar as etapas do Brasileiro, conquistando títulos nacionais e o seu primeiro Sul americano, em 2012, com a parceira Leize. A atleta participou e venceu diversos jogos de vôlei de praia em vários estados do Brasil e fora. Em 2016, venceu a 4ª etapa do Circuito Sul-Americano de vôlei de praia, em Cartagena, na Colômbia. Em parceria com a atleta do Rio de Janeiro, Val Santos, derrotou a dupla colombiana, as irmãs Andrea e Cláudia Galindo pelo placar de 2×0 (21/13 e 21/15). O principal objetivo de Josi é jogar o circuito mundial e rodar o mundo jogando vôlei de praia.

Outro destaque é Eder Luciano de 30 anos, morador de Itapema. Teve o primeiro contato com o Bodyboard, em 2001, na praia central da cidade. Iniciou no esporte como uma brincadeira de fim de ano na praia, com uma pranchinha amadora, até que começou a aprender algumas manobras e pegar gosto pelo esporte. Oito meses depois, já estava em seu primeiro evento. O atleta é conhecido por sua radicalidade e fluidez nas manobras aéreas, e, por sempre buscar a nota máxima em qualquer momento, é um dos mais completos competidores da atualidade.

15109470_1494783427216442_3168636838735839441_n
Eder Luciano, vencedor do 1º lugar da 5ª Etapa do Circuito Catarinense de Bodyboard 2016 – foto arquivo pessoal da fonte

Eder competiu em todos os tipos de eventos, desde locais até as etapas do circuito mundial que tem sido seu foco nos últimos sete anos. Foi sete vezes Campeão Catarinense Profissional, duas vezes Campeão Paranaense e Gaúcho Profissional. Ganhou o Sul Brasileiro Profissional e é Campeão Brasileiro e Latino Americano Profissional. Campeão GQS, segunda divisão do tour mundial. O tri campeonato no Mundial Isa Games, conquistado recentemente, ajudou a Equipe Brasileira de Bodyboard a retomar o domínio da modalidade, sendo a nação campeã do evento. Por causa desta conquista, Eder Luciano recebeu diversas homenagens de moradores e da Prefeitura de Itapema e também da Federação Catarinense de Bodyboard, que se sente orgulhosa por fazer parte da formação de atletas de nível internacional, como Eder Luciano, e ainda fomentar o bodyboard ao nível estadual, nacional e mundial.

João Paulo Roslindo é o mais novo dessa turma de campeões. Com apenas 19 anos, morador de Porto Belo, iniciou no Hipismo aos 15 anos de idade, incentivado pela família.  João já participou de 25 campeonatos, incluindo todos do ranking catarinense 2014 e 2015, duas copas catarinenses, e em ambas foi vice-campeão, sendo convocado para o brasileiro em 2014 e 2015.

1459721_366732856850764_5666512717481072861_n
João Paulo Roslindo durante o circuito de Hipismo – foto arquivo pessoal da fonte

Segundo João, sua maior conquista no esporte foi ter sido chamado para o campeonato brasileiro. Para o atleta, a ajuda técnica durante os três anos em que pratica hipismo contribui imensamente para o seu desempenho, assim como o apoio da Hipica Beija-Flor. João, hoje, é umas das maiores promessas do hipismo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s