Arte e Cultura

A influência das novelas no debate de dramas pessoais

As telenovelas possuem uma aproximação com o dia a dia e retratam realidades diferenciadas

Texto: Caroline de Borba e Paula Dagostin

As novelas são um produto midiático de entretenimento que, por vezes, vendem a solução para dramas pessoais, interferindo e influenciando a vida de seu público. Ao simplificar os problemas humanos, pode gerar frustrações caso sua vida não corresponda com as expectativas passadas na novela. No entanto, o estímulo trazido pelas telenovelas pode ser considerado positivo, quando nos fazem refletir sobre temas que não estão presentes em nosso cotidiano.

A televisão é o principal meio de comunicação no Brasil, sendo o mais acessível e democrático, visto que 63% da população utiliza esse serviço, segundo a Pesquisa Brasileira de Mídia do ano de 2016. Por meio da televisão, os telespectadores se informam e buscam o entretenimento. A professora explica que precisamos desse espaço de lazer e, como a novela dialoga muito com a vida real, que está entranhada numa suposta identidade cultural, a relação entre ficção e realidade acaba acontecendo até numa instância de ordem psicológica.

O Brasil foi o primeiro país a investir nessa narrativa comprometida com a verdade, focada em temas da vida cotidiana, por isso as novelas brasileiras são consideradas mais pesadas. “Ela aborda temáticas da nossa realidade, quase que uma projeção da vida real a partir de personagens que encarnam vários modelos de comportamentos brasileiros”, explica Valquíria John, doutora em Comunicação.

foto_8
Assistir a novela é um hábito cultural no Brasil (Foto: Eduardo Ribeiro Jr./G1)

A psicóloga Marialva Spengler chama a atenção para episódios em que as pessoas se projetam nos personagens e esquecem de viver a vida real, refugiando-se em fantasias. Neste sentido, destaca a importância de lembrar que cada realidade tem suas singularidades. “As pessoas podem refletir sobre seus dramas pessoais nas histórias das novelas, porém, cada situação vivida é única e deve ser encarada como tal, não existe receita para resolver este ou aquele problema”. 

As novelas são envolventes tanto por sua arte quanto pela semelhança com os dramas da vida real, o que pode resultar em reflexões sobre os mais diversos temas. No entanto, deve-se salientar que as dramaturgias não podem ser encaradas como remédio para as diversas problematizações do ser humano. “Creio que as novelas devem servir para pensarmos sobre os problemas que vivemos, mas não como solução deles”, observa Spengler.

A vida é muito mais profunda que o enredo de uma novela, mas, em cada nova trama, autores tentam trazer para dentro do nosso dia a dia um pouco de toda a complexidade humana. Abordando temas variados e agendando os assuntos em outros meios de comunicação, as novelas têm o poder de visibilizar diversas causas.

Assuntos tabu em pauta

Criado dentro de uma família religiosa, Matheus Reis, após se assumir, sentiu sua base familiar desmoronar e as brigas com os pais se tornaram frequentes. O estudante de Publicidade e Propaganda conta que, após sua família acompanhar dramas de homossexuais em novelas, estão desconstruindo o que lhes foi rotulado sobre a sexualidade. “Sou gay, infelizmente, eles ainda não aceitam, mas a novela tem ajudado a entenderem e respeitarem. A evolução é bacana. Por serem religiosos, nunca deram atenção para esses assuntos, mas a novela trouxe para dentro de casa de uma outra forma”, explica.

A psicóloga ressalta que nem todas as situações são simples de lidar, falsa impressão, por vezes, apresentada nas tramas. Sendo assim, tentar solucionar seus problemas pessoais, a partir de uma comparação com a vida de um personagem, pode ser perigoso. “Frequentemente me questiono sobre as mensagens que estão embutidas nas tramas e qual o impacto que trazem às pessoas. Creio que muitas delas se inspiram nisso para resolver seus problemas. As novelas e programações de TV têm o poder de manipular as pessoas que não se questionam e aceitam tudo o que lhes é apresentado, e esse é um grande risco”.

Teorias da comunicação

As primeiras visões sobre as teorias da comunicação acreditavam que a mídia exercia um poder de manipulação sobre seus espectadores, mas, progressivamente, foi constatado que não é um processo tão simples. Os seres humanos correspondem àquilo que já é de seu interesse, visto que somos reticentes quanto às mudanças.

As novelas podem ter participação no processo de naturalização do diferente, mesmo que se utilizando de estereótipos e clichês. Ao introduzir nas tramas as diversas possibilidades que um ser humano tem na sua existência, tratando de forma natural que a pessoa possa ser homossexual, ter o cabelo azul, se vestir como quiser. Nem sempre a realidade do telespectador condiz com a narrativa apresentada na novela. Seja por fatores religiosos, culturais ou por terem sido ensinadas ao longo de suas vidas. Ao se identificar com a trama, pode ser convidado a desnaturalizar o que lhe foi ensinado.

foto_3
As diversas narrativas proporcionam variadas visões de mundo (Foto: Eduardo Ribeiro Jr./G1)

A diversidade é o que nos torna únicos e é importante que as novelas tragam essa realidade para fora das telas. Mesmo que uma pessoa não assista a novelas, por ser uma narrativa importante, elas pautam outros meios de comunicação e ampliam as discussões. “Estudos já comprovaram que as telenovelas têm esse potencial de agendamento, pelo menos enquanto a novela está no ar, ela faz com que aqueles temas fiquem em evidência”, ressalta Valquíria.

As artes, de um modo geral, propiciam outros mundos nos quais é possível experimentar outras vidas. Embora conectada com o mundo real, a telenovela é uma dessas narrativas de instância dos possíveis. Permite, desta forma, que vejamos ou reflitamos sobre as nossas próprias escolhas, identidades, clichês e até pode propiciar a questão da empatia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s