Cidades Comportamento Notícias

Campanha de prevenção ao suicídio é lançada em Balneário Camboriú

As ações da semana de Prevenção ao Suicídio de Balneário Camboriú começaram no último fim de semana

Texto: Patrícia Barbosa e Samara Michele

A campanha Setembro Amarelo tem por objetivo tratar temas relacionados a prevenção do suicídio. Considerado uma doença de calamidade pública, o suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens e adultos, com idade entre 15 e 29 anos, no mundo e a cidade de Balneário Camboriú já tem registrados 17 casos de suicídio apenas 2017.

A iniciativa surgiu em 2014 através da união do Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Mas foi no ano passado, 2016, que a cidade de Balneário Camboriú instituiu a Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio, na qual a gestão municipal realiza palestras e ações para trazer à tona esse assunto que por muito tempo foi considerado um tabu.

Balneário Camboriú

As ações da semana de Prevenção ao Suicídio de Balneário Camboriú começaram ontem, 03 de setembro, com a realização da caminhada de conscientização do Setembro Amarelo. Outras ações serão realizadas por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela.

De acordo com Mauro Fonseca, voluntário do CVV, a pessoa que vai se suicidar normalmente avisa, trazendo uma série de sinais e hábitos que indicam de várias formas a intenção. A pessoa depois de diagnosticada precisa de um acompanhamento médico e psicológico.

O Suicídio em números:

• 17% é a média de pessoas que pensam ou podem pensar em suicídio.

• 90% dos casos já tinham um histórico anterior de algum tipo de distúrbio.

• 34% dos casos tem histórico de depressão.

• 20% dos casos tem histórico de dependência química.

O CVV – Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional de prevenção ao suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo.

Para adquirir apoio pode-se obter contato através do telefone CVV de Balneário Camboriú 47-2033-2411 ou online pelo site. Também através do CAPS II que está localizado na Rua Dom Henrique, nº 860, Bairro Jardim Iate Clube. Telefone de contato é o (47) 3361-9311. O horário de Atendimento é das 7h às 19h.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s