Economia Notícias

Jovens que se formam e buscam alternativas para enfrentar o desemprego

As dificuldades encontradas no mercado de trabalho para encontrar vagas na área de formação

Texto: Bruna Souza e Roberta Ribeiro

Com o final da graduação começam as dúvidas sobre qual rumo seguir na profissão, as melhores vagas, a questão financeira, entre tantas outras inseguranças que vão surgindo. Mas, e quando a vaga desejada na área de formação não é encontrada, qual seria a solução? Alguns profissionais optam por continuar se especializando na área, outros buscam preparação para concursos públicos, já que pode ser uma forma garantida de conseguir e manter o emprego. Ainda têm aqueles que buscam trabalhar em outras profissões que nem possuem relação com a sua profissão.

Para a nutricionista Marinice Mendes de Oliveira – que está desempregada, no período acadêmico, o estágio é essencial para adquirir experiência prática e conhecimento para aplicar na atuação profissional. Formada em 2013, a nutricionista afirma que apesar do momento econômico em que o país está passando, sua profissão está em ascensão quanto às vagas disponibilizadas visto que as pessoas estão buscando melhora na qualidade de vida. O fator que dificulta o ingresso no mercado de trabalho é a falta de comprometimento e qualificação, pois o ambiente acadêmico não é suficiente para o aperfeiçoamento profissional, apenas prepara para o quê buscar na carreira.

Para o professor mestre em Administração e doutor em Psicologia Luciano Dalla Giacomassa, a baixa no crescimento econômico apresentou um declive na geração de novos empregos. “Sempre que a atividade econômica se retrai surgem dificuldades em vários setores e isso pode estar aumentando as dificuldades de recém-formados ingressarem no mercado de trabalho. As opções, as “vagas” são em número menor. Outro fator que deve ser levado em conta é a obsolescência de algumas atividades; o caso de setores em rápida mudança exemplificam como carreiras inteiras podem desaparecer em poucas décadas. ” Giacomassa explica ainda que a expressão “vagas abertas” contém em seu significado a existência de um espaço que não está ocupado.

Para a psicóloga Franciele Voos que trabalha como operadora de caixa de loja e nunca trabalhou na área de formação, o estágio oferecido na grade curricular do curso possibilitou passar em cada área de atuação do psicólogo, podendo associar a teoria com a prática. No estágio havia a possibilidade de intervenção, onde se via muito o que é aprendido no curso podendo fazer associação com a prática. “Com certeza, o estágio é de suma importância para a preparação no mercado de trabalho. Ele te dará uma base do que esperar pela frente, mostrando a realidade e a demanda”, afirma. Segundo a psicóloga, o momento econômico é o principal fator para não estar atuando na área, pois além do baixo salário oferecido por ser início de carreira, as vagas são limitadas.

Segundo Giacomassa, é importante que o acadêmico se coloque diante de alguns questionamentos como a maneira em que estão aproveitando as oportunidades oferecidas na universidade e as mudanças que o mercado fora das universidades exige dos profissionais. “São respostas que exigem a escolha, a decisão e ação, por parte do acadêmico, de formar-se da melhor forma possível. Se houve essa decisão então o egresso estará melhor preparado para enfrentar as adversidades; do contrário… ele dependerá enormemente do crescimento dos setores para que encontre “vagas abertas”, afirma.

Para o professor, os recém-formados não podem esperar pelo surgimento de novas vagas, devem criá-las. Utilizando como exemplo os gestores do Cirque de Soleil que criaram uma nova categoria de entretenimento. “Com que perfil o novo profissional se apresenta? Se apresenta como alguém para ocupar “o espaço vago deixado por outro” ou se apresenta com novas soluções, nova dinâmica que soluciona problemas? ”, questiona. Desta forma, é importante ter criatividade e força de vontade para ingressar no mercado de trabalho, não que estejamos em um fácil momento econômico, mas o diferencial pode ser a oportunidade para um bom emprego.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s