Política

Municípios da região têm pouca procura pelo cadastro biométrico

Índices estão abaixo dos registrados no Estado, que alcançou somente 34,5% dos mais de 4 milhões de eleitores

Texto por: Dyovana Koiwaski e Danilo Vieira

Em 43 municípios de Santa Catarina, o cadastro biométrico é um passo obrigatório para as eleições do ano que vem. Os votantes que não passarem pela revisão correm o risco de terem seus títulos e CPF suspensos. A campanha iniciou no primeiro semestre deste ano, mas apenas 34,5% do eleitorado já realizou a biometria em Santa Catarina, somando 1,7 milhão de pessoas.

As cidades litorâneas estão entre as que registram menor média diária de atendimento. Os moradores de Penha são os que menos compareceram ao cartório, com 7,6% de cobertura. Balneário Camboriú revisou até agora 25,7%, Camboriú 24,4%, Itajaí 16,4% e Piçarras 12,9%.

Nesses cinco municípios, o prazo para o comparecimento vai até o dia 7 de dezembro. O atendimento pode ser agendado previamente pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina. A assessora executiva da Corregedoria Regional Eleitoral, Simone dos Santos Di Bernardi Martins, destaca que os eleitores devem aproveitar o baixo movimento dos postos e evitar as possíveis filas futuras.

“Agora, nossa equipe está toda à disposição. No final, provavelmente haverá muita procura e talvez não tenha nem vagas para que as pessoas sejam atendidas. O nosso apelo é para que as pessoas façam logo o agendamento e compareçam o mais rápido possível para fazer a revisão eleitoral”, ressalta Simone.

Dentre os municípios que estão realizando o procedimento de forma obrigatória, 17 deles estão atendendo acima da média esperada pela Justiça Eleitoral. O destaque vai para os municípios de Garuva, Corupá, Papanduva, Mafra e Tangará. Já os que estão passando por revisão e estão com números baixos são: Balneário Camboriú, Brusque, Penha, Romelândia e Itapoá.  A meta do TRE-SC é cadastrar pelo menos 80% do eleitorado.

E algumas cidades catarinenses que estão fazendo a revisão de forma não obrigatória estão superando as expectativas. Guaramirim, no Vale do Itapocu, por exemplo, já cadastrou cerca de 13% dos seus votantes.

A biometria é considerada pelo Justiça Eleitoral como um procedimento mais seguro para prevenir fraudes nas eleições. O método tecnológico permite reconhecer, verificar e identificar uma pessoa por meio de suas impressões digitais, que são únicas.

Para fazer a atualização, é necessário que o eleitor leve documento de identificação com foto, comprovante de residência recente e comprovante de alistamento militar – para os homens maiores de 18 anos e que vão fazer o primeiro título. O cadastramento é obrigatório para todos os eleitores com idade até 69 anos. A partir dos 70, o procedimento é necessário somente para aqueles que têm interesse em continuar votando.

Como fazer a revisão nos municípios da região

Em Itajaí, os eleitores podem ser atendidos no cartório eleitoral, que fica na Avenida José Eugênio Muller. O horário de funcionamento é das 8h às 19h, sem fechar para o almoço. Além disso, mais três postos de atendimento foram instalados no município e estão abertos das 12h às 18h, de segunda a sexta. Um deles fica na Câmara de Vereadores, na Avenida Vereador Abrahão João Francisco. Há um posto no IFES, na Avenida Governador Adolfo Konder, e outro no bairro Limoeiro, no salão paroquial, próximo ao posto de saúde, localizado na Rua Edmundo Leopoldo Merizio.

Os eleitores de Balneário Camboriú e Camboriú devem se dirigir ao posto de atendimento na Rua 2500, no Edifício Turmalina (localizado entre a Quarta Avenida e a Avenida Marginal Leste). Ele está aberto das 9h às 18h.

Já os eleitores de Balneário Piçarras e Penha devem ir ao cartório eleitoral de Balneário Piçarras, que fica na Avenida Getúlio Vargas (próximo ao Posto da Dora). O atendimento é das 12 às 19h. Os agendamentos podem ser feitos pelo site do TRE-SC.

 

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s