Economia

Consumo consciente na moda: uma tendência que está em alta

Reparar peças antigas e renovar o guarda-roupas, além de estar na moda de forma barata ainda ajuda o meio ambiente

Texto: Bruna de Souza e Roberta Ribeiro

Sabe aquele vestido que está escondido no armário e nunca foi usado? Ou aquela calça jeans que ficou larga e já não combina mais? Com uma simples reforma elas podem se tornar novas peças e dar uma vida nova ao guarda-roupas. Atualmente, reparar roupas se tornou uma maneira econômica e sustentável de estar na moda. A customização virou tendência e as pessoas adaptam de acordo com o estilo de cada um.

Deise Cerqueira trabalhou como costureira em uma facção durante 25 anos. Após pedir demissão da empresa, ela resolveu que trabalharia apenas fazendo reparos em roupas. “Saí do antigo emprego porque já estava me sentindo cansada e resolvi que trabalharia em casa mesmo, reparando roupas. Achei que não teria muito lucro ou clientes, mas desde que comecei o trabalho não para”, conta.

Ivana Celista é uma das clientes da dona Deise e conta que frequentemente está visitando a costureira. “Eu tinha o hábito de comprar muita roupa e não usar, mas comecei a ver que estava errada. Então recorri a reforma das roupas que eu tinha no guarda-roupas como uma maneira de obter novas peças.”

A consultora de moda Elisa Ritzz avalia que atualmente as pessoas estão tendo uma consciência maior sobre o consumo. “As mulheres estão pensando cada vez mais antes de comprar uma nova peça. O consumo consciente está em alta, vestidos viram saia, calças viram bermuda. Elas estão optando por esta alternativa barata e sustentável para ter um guarda-roupa variado e estar sempre na moda”. No vídeo a seguir, a Youtuber formada em moda Andressa Martins dá dicas de como adaptar as peças de acordo com a tendência.

Para saber até que ponto vale a pena reformar ou não a peça, Elisa sugere que seja feita uma avaliação da roupa, para saber se ela está muito danificada e se vale a pena levar à uma costureira, e se o custo compensa. Para os casos em que a reforma da roupa se torna cara, a especialista dá dicas de como a peça pode ser reformada em casa mesmo: “hoje em dia existem muitos blogs e canais no youtube que ensinam como customizar a roupa, que é uma maneira de economizar e ter uma peça personalizada e exclusiva.”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s