Política

Mulheres são minoria no Poder Legislativo da região

Campanha incentiva a participação feminina nas decisões e atividades políticas

Texto: Gabriel Silva e Sérgio Augustin

As cidades de Itajaí e Balneário Camboriú são campeãs quando se trata de desigualdade de gênero na política. Itajaí possui 21 cadeiras no legislativo e apenas três são ocupadas por mulheres. Em Balneário Camboriú, são 19 vereadores e, entre eles, apenas uma mulher.

maxresdefault_live
Arte da campanha do TRE. (Reprodução)

Nas eleições municipais de 2016 foram quase 400 mil candidatos. O quadro nacional mostra que 31,6% das candidaturas eram de mulheres. No Brasil, 15,25% das cadeiras do legislativo são ocupadas por mulheres. Porém, de acordo com uma reportagem feita pela Agência Brasil, o número de prefeitas eleitas foi menor em 2016, quando comparado à 2012 – eram 659 mulheres ocupando a chefia do executivo em 2012 e 641 foram eleitas/reeleitas em 2016.

Para incentivar a participação das mulheres na política, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina – o TRE, lança a campanha “Mulheres na Política – Elas Podem. O País Precisa”. O projeto, lançado no dia 16 de agosto, quer encorajar as eleitoras a se tornarem candidatas.

O Presidente do TRE de Santa Catarina, o desembargador Antonio do Rêgo Rocha, destaca que o projeto é apenas um incentivo, mas que não devem existir cotas de participação feminina. Para ele “a política de cotas não pode ser considerada o único instrumento para a efetiva participação das mulheres no campo político institucionalizado. Outros caminhos devem ser utilizados, através de ações afirmativas voltadas para a educação de gênero”.

A Juíza Luísa Gamba protesta: “é inegável que as mulheres, maioria na população e no eleitorado brasileiro, constituem minoria na política, ocupando os cargos de mandato eletivo com muito menor representatividade que a dos homens”. Apesar do pouco efetivo feminino, a última reforma eleitoral obriga que os partidos tenham participação mínima de 30% nas eleições.

A Agência Prefixo fez um levantamento nas Câmaras de Vereadores da região. No gráfico abaixo você confere a proporção de homens e mulheres que ocupam o Legislativo.

new-piktochart_23907859_facbc7669ec41a8c17e7f4b567e199851027f672

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s