Tecnologia

Eclipse solar será transmitido ao vivo na próxima segunda

Depois de 99 anos, evento volta a acontecer, e dessa vez com transmissão ao vivo pela internet!

Texto: Silvio Matheus e Juliana Passos

A cada cem anos, o mundo tem a oportunidade de presenciar um eclipse total do sol, e na próxima segunda-feira (21/08) os Estados Unidos serão palco deste raro fenômeno, que cobrirá todo o território do país, nascendo no Oceano Pacífico e morrendo no Atlântico. O eclipse vai durar três horas e começa a acontecer por volta das 14h15, Horário de Brasília.

Sem título
No esquema acima você acompanha a rota completa do eclipse

A NASA, agência espacial dos EUA, criou um site especial para homenagear o eclipse. O eclipse2017.nasa.gov contém informações sobre o evento e uma contagem regressiva que, no momento em que essa matéria foi finalizada, marcava três dias, 17 horas e 21 minutos restantes.

“Qualquer um que esteja na área contemplada com o eclipse total poderá ver esse evento inspirador da natureza. Neste caminho, a lua irá cobrir completamente o sol e a atmosfera tênue da estrela, a Corona, que não é visível a olho nu em dias normais, poderá ser vista”, explica o texto de boas vindas da página.

Dentro do site, o internauta tem acesso, ainda, a um mapa interativo do caminho do eclipse, mostrando sua rota e horário em diversos pontos do globo. O Norte da América do Sul – incluindo trechos do Brasil –, África e Europa, poderão ver o eclipse parcialmente.

Transmissão ao vivo

Essa será a primeira vez, também, que um fenômeno desta escala será transmitido ao vivo para todo o mundo. Adriana Ocampo, cientista planetária da NASA, conta que a agência espacial irá transmitir o evento em sua página no Facebook e conta do Twitter.

Em uma entrevista que deu para a BBC Mundo, da Espanha, Ocampo revela o arsenal completo de equipamentos que contribuirão para a transmissão. “O eclipse poderá ser observado de diferentes ângulos, inclusive do ponto de vista de uma nave espacial que está orbitando a Lua neste momento”, contou a cientista.

 

Ao todo, 11 satélites – três da NASA-, 50 balões meteorológicos, telescópios em terra e um outro acoplado a um Boeing 707, irão ajudar na captação das imagens, que serão transmitidas em 4k e em 360º.

A total eclipse of the heart

 – Vai ser muito emocionante! Afinal, isso não acontece com frequência, não é? – Falou Bonnie Tyler, em entrevista à revista Time. A cantora conhecida pelo hit Total Eclipse of The Heart, na década de 1980, vai cantar a música ao vivo durante o ápice do eclipe. A apresentação será a bordo do cruzeiro Oasis of the Sea.

 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s