Notícias

Observatório Social de Itajaí fiscaliza ações do governo municipal

Instituição não tem fins lucrativos e atua fiscalizando principalmente licitações, entrega de amostras e de materiais

Texto: Helena Moreira

Quem nunca se perguntou o que o governo anda fazendo durante o seu mandato? O Observatório Social de Itajaí existe para responder essa pergunta. Fundado em 2008, o observatório é uma organização sem fins lucrativos, democrática e apartidária, que busca sanar as dúvidas da população quanto ao que está sendo feito pelo governo. Incentiva, principalmente, a comunidade a desenvolver uma consciência fiscal.

No entanto, nem todos os itajaienses conhecem o trabalho realizado pelo local. Moradora de Itajaí há 8 anos, Layla Goes Silva afirma nunca ter ouvido falar no trabalho desenvolvido pela instituição. Silas Martins, que nasceu na cidade, e Jefferson Lincoln Souza, paulista que se mudou há aproximadamente 15 anos, também nunca tinham ouvido falar da inciativa.

Já outras pessoas não desconhecem totalmente o projeto, embora não tenham informações precisas sobre o que é pesquisado pelo local. Quando perguntado se conhecia o Observatório Social, Luís Otávio Rozendo da Silva respondeu que já tinha ouvido falar do observatório. “É um local em Itajaí, próximo à Prefeitura, que, pelo que sei, faz pesquisas para entender as pessoas, consumo entre outras coisas”.

1

2

Ana Cristina Butwilowicz, coordenadora executiva do Observatório, explica que um dos principais objetivos é agir em prol da qualidade da aplicação dos recursos públicos, conscientizando a comunidade a exercer o seu poder de fiscalização e cidadania. Dentre os principais valores desta organização está a transparência. Segundo ela, a organização, conta com doações e trabalhos voluntários para funcionar.

De acordo com o promotor de justiça Jackson Goldoni, da 9° Promotoria da Comarca de Itajaí, que atua nas áreas Área Cível (falência), de Moralidade Administrativa e do Controle de Constitucionalidade, não se pode começar a falar do Observatório sem citar o conceito de cidadania. Segundo ele, cidadania é o valor que permite ao cidadão de buscar conhecer os atos do poder público, acompanhando assim o que é feito. “O Observatório tem extrema importância. A fiscalização existente é muito positiva, incentiva a população a se engajar mais em assuntos políticos e a buscar conhecimento do que está acontecendo nesse cenário”.

Jackson ainda lembra que a população deve sempre acompanhar os governos para estar apta a fiscalizar o poder público e entender como funcionam os processos. Ele lembra que outra ferramenta para a fiscalização dos poderes municipais são os portais da transparência, que contém os dados de gastos do poder público. Confira aqui mais informações sobre os portais da transparência da região.

A implantação do observatório de Itajaí foi inspirada por seis observatórios do Paraná. Além de Itajaí, várias outras cidades tomaram essa organização paranaense como modelo a ser seguido. O Observatório de Itajaí fica localizado na rua Heitor Liberato, número 1172, bairro São João.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s