Comportamento

Doe quinze centímetros de amor

Ao perder os cabelos no tratamento de doenças como o câncer, a autoestima das mulheres fica abalada

Texto e Edição: Aline Dall’ Igna, Geraldo Genovez e Pâmela Simas Fogaça

A doença que está marcando o século XXI é o câncer. O termo é utilizado para se referir a mais de 100 tipos de doenças, sendo uma das principais causas de morte em todo o mundo. Quando falamos em câncer, nos referimos a tumores malignos. Dependendo do tipo de tumor e do estágio em que esse câncer se encontra, pode ter cura ou não. As possibilidades de cura estão diretamente relacionadas com o tempo em que o tumor é detectado no paciente. Quanto mais cedo for feito o diagnostico, mais chance de o tratamento dar certo. Os tratamentos para câncer com radioterapia e quimioterapia produzem alguns efeitos colaterais, entre eles a queda de cabelos. O que diminui a autoestima do paciente, principalmente mulheres.

Uma das vaidades da mulher são os cabelos, eles compõem a beleza feminina por qual elas mais se apegam. O cabelo estabelece grande parte do rosto da mulher. Sempre procurando novos tratamentos, os melhores produtos e os cortes com mais estilos. O cuidado com o cabelo é diário no cotidiano da mulher. Por conta disso, ao perder os cabelos no tratamento de doenças como o câncer, a autoestima das mulheres fica abalada.

Com o intuído de ajudar os pacientes nesta etapa tão difícil, o Centro de Pesquisas Oncológicas (Cepon) conta com um banco de perucas. “Emprestamos uma peruca por paciente. Cada um assina um termo de empréstimo e usa a peruca durante o tempo que for preciso, devolvendo quando não houver mais necessidade”, explica Sônia Maria Mastella, presidente da Associação de Voluntários do Cepon (Avoc). A associação conta com doações de cabelos, e confecção de perucas. As doações vêm do público que se solidariza ao doar no mínimo 15 cm de cabelo. Já as confecções têm a participação do Grupo GAMA e também o apoio da empresa (MAGMA – Studio de Mega Hair e Perucas) que em parceria realiza troca de cabelos por perucas já prontas.

Isadora Niada decidiu cortar o cabelo para doação a partir de um câncer de mama que sua avó sofreu e não conseguiu vencer. “Em oração, falei que faria de tudo para ajudar as pessoas com câncer, então resolvi doar os mais de 30 cm de amor”. Ela continua relatando o momento que se emocionou. “Eu estava prestes a cortar meu cabelo, a cabeleireira perguntou o motivo de eu estar fazendo um corte tão curto. Ao falar o motivo, me emocionei. É uma alegria saber que com 30 cm de cabelo, posso fazer uma mulher sorrir”. Devido à falta de tempo, Isadora não conseguiu finalizar sua doação. Mas seu objetivo é entregar o cabelo à Instituição da Mulher com Câncer.

Requisitos para Doação de Cabelos:

– Ter no mínimo 15 cm;

– Pode ter química, tintura, escova progressiva, ser cabelo masculino, feminino e infantil.

– É preciso que corte o cabelo amarrado em mechas, e após o corte armazenar as mechas envolvidas em papel toalha, evitando que o mesmo embarace.

– É preciso que corte o cabelo com o seu cabeleireiro e encaminhe para o remetente.

Lugares para fazer as doações no estado de Santa Catarina:

– Voluntariado do Cepon em Florianópolis, de segunda à sexta em horário comercial. Doadores de outros municípios podem enviar por Correio. Mais informações pelo telefone (48) 3331-1429.

– Banco de Perucas do Hospital Infantil Joana Gusmão. Endereço: Rua: Rui Barbosa, 152, Agronômica, Florianópolis. Mais informações pelo telefone (48) 3251-9000.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s