Arte e Cultura

Que arte fazer? Curso de leitura de arte torna o olhar para a interpretação das obras

Por apenas R$ 50, você tem a opção de treinar seu olhar para as diversas vertentes das artes no Curso de Leitura da Arte. Além de aulas presenciais, o curso pretende migrar para o online em breve.

Texto: Any Costa, Carolina Santana e Gustavo Vasconcelos

Às vezes nos pegamos observando objetos, analisando suas formas, conceitos e tentando entender seu real significado, que pode nem existir, mas, na maioria das ocasiões alguns símbolos, se percebidos, revelam o que tal obra significa. Foi pensando nisso que Matheus Henrique Camilo, professor de História da Arte decidiu criar o Curso Leitura de Arte. Segundo ele, a intenção é oferecer critérios para melhorar o olhar que interpreta e consome arte, passando por períodos da história da arte, pelos filmes clássicos e contemporâneos gerando um chão comum na contemplação de linguagens e filosofias da estética. A aula tem como público artistas, professores, estudantes de comunicação e interessados em fomentar a criatividade.

Fazendo parte desse grupo que procura o curso para um “alfabetismo visual”, Thiago Gonze, estudante de Direito, gostou bastante de algumas aulas que assistiu no curso, mas disse que, para quem tem maior contato com a área da arte, seria mais fácil o entendimento oferecido. “Como eu faço Direito, não tenho muita ligação com essa área, daí fica um pouco complicado. Mas as aulas são muito boas, bem preparadas, gostei bastante.” Já Eliza Milanezi, formada em Jornalismo e atuante como comunicadora na área cultural e com vasta experiência em fotografia, diz que o bom desse curso é o despertar da consciência das pessoas para a arte, que na maioria das vezes tem muito do próprio artista naquilo. No caso da fotografia, é apenas um recorte pela lente de quem fotografa, sem contar quando há manipulações por meio de edições. Então, essa prerrogativa do registro do que é real, às vezes precisa ser entendida como a realidade de quem cria e que isso pode não ser a verdadeira realidade. Essa foi uma das discussões que ela presenciou em aula.

Atualmente o curso acontece em algumas edições físicas por mês, em que são estudados três conceitos. A última edição tratou sobre as áreas de atuação em fotografia, cinema e pintura. Para o estudo, são utilizadas apresentações dos conceitos de semiótica, estética, entre outros, que auxiliam nessa linha de entendimento. A linguagem é utilizada da maneira mais básica e objetiva possível para o melhor entendimento de toda a classe. O valor da aula é de R$ 50,00, com duração de mais ou menos 4 horas, com direito a coffee break.

Na região temos poucas opções para colocar em prática muitas coisas passadas por Matheus em suas aulas, por exemplo, espaços arquitetônicos, exposições de arte, etc. Mas para Matheus isso não é um problema, muito pelo contrário: “Mesmo que aqui não tenha tantas opções para essa leitura que trago para as aulas, em qualquer lugar que a pessoa possa ir, com certeza conseguirá usar algo que foi passado na aula”. Dessa forma, Matheus sente que seu trabalho foi cumprido. “Estimulei um olhar a perceber coisas que antes não faziam parte de seu entendimento.”
Para quem tem interesse em fazer as aulas, terá mais uma opção futuramente. O próximo projeto do Leitura de Arte são as aulas online. Elas ficarão disponíveis todos os dias para os assinantes que podem comprar as aulas e assistir quando e onde quiserem. Além disso, podem interagir com o professor por meio de mensagens com direito a feedback. Para quem fez o curso, quer fazer, ou tem interesse em praticar seu olhar sobre as múltiplas vertentes da arte, leia abaixo algumas opções culturais oferecidas na região:
Bairro da Barra e Passarela Barra Sul – Barra –  Balneário Camboriú, Bairro da Barra. (Arquitetura).
Teatro Municipal Bruno Nitz – Centro, Balneário Camboriú – SC. (Teatro, Galerias de Arte).
Casa da Cultura Dide Brandão – R. Hercílio Luz, 323 – Centro, Itajaí – SC. (Galerias de Arte).
Museu Histórico de Itajaí – R. Hercílio Luz, 681 – Centro, Itajaí – SC. (Expografia de arte, Arquitetura).
Museu Etno-Arqueológico do Itaipava – Av. Itaipava, 4137 – Itaipava, SC. (Expografia de arte).

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s