Economia

Em busca de economia, mulheres aderem a tratamentos estéticos caseiros

Procedimentos de beleza improvisados em casa ganham destaque por serem mais econômicos; profissionais da área alertam para os riscos e benefícios.

Texto: Dienifer Mânica, Karine Amorim, Thais Lamin e Thayná Barretto

Mel com açúcar, com óleo de coco, com bicarbonato de sódio. Café com azeite de oliva. Ovo com limão. Banana com vaselina. Chocolate amargo, iogurte e café. As combinações não parecem muito atrativas, não é mesmo? Mas foram testadas e aprovadas por blogueiras de todo o Brasil que optaram por uma maneira simples, barata e eficaz de fornecer dicas de beleza para seu público. É o tal do Do It Yourself (DIY) ou “faça você mesmo”, em português. Essa prática surgiu para que as pessoas consigam obter bons resultados utilizando apenas o que já possuem em casa, sem precisar pagar um dinheirão por tratamentos que conseguem adaptar de modo caseiro, literalmente.

Yasmin Henrique Castilho tem 20 anos, é blogueira e possui 4.176 inscritos em seu canal no YouTube. A jovem revela que não tem o hábito de ir ao salão de beleza ou qualquer outro estabelecimento de estética por saber fazer a maioria dos procedimentos. “O gasto que tenho para me cuidar em casa é tão pouco que não consigo nem colocar no papel”, destaca. Embora seus cuidados de beleza sejam caseiros, Yasmin nunca tentou nenhuma “experiência mais inusitada”, como amassar um morango e escovar os dentes com sua polpa a fim de clareá-los, como sugerido por outras blogueiras. Ela prefere os procedimentos básicos, como fazer suas unhas e hidratar os cabelos, por exemplo.

Em contrapartida, Taynara Werner tem 21 anos, é esteticista na clínica de estética Magrass Navegantes e afirma que muitas mulheres, de todas as classes sociais, procuram o serviço feito por profissionais por ficarem satisfeitas com os resultados. Umas gastam mais, outras menos. Porém, quem inicia um procedimento estético sempre dá um jeito de fazer outros. O queridinho das mulheres na atualidade é a Criolipólise, para tratar a gordura localizada. O equipamento faz uma morte celular programada através do congelamento, inflamando as células de gordura que serão “combatidas” pelas células de defesa do organismo. É possível notar os resultados a partir do décimo quinto dia.

02052017-IMG_4875
Cabelo, unhas e maquiagem estão entre os procedimentos estéticos mais procurados pelas mulheres. | Foto: Karine Amorim 

Taynara conta que quando uma pessoa procura uma clínica de estética é porque ela já tentou vários métodos – sem sucesso. “Somos a última tentativa”. As clientes chegam com a autoestima baixa, problemas com sua imagem e até mesmo com depressão. O dinheiro que gastam com os procedimentos é, na verdade, um investimento, pois assim elas se sentem melhores com sua aparência devido à mudança, que é realmente impactante. “Além de profissionais de estética, somos também ‘psicólogas’ porque incentivamos nossas clientes a se amarem e cuidaram de seu corpo e mente”, infere.

Sobre as receitas caseiras, a esteticista alerta que não indica nenhum dos procedimentos. Ela revela o por quê: “Quando um cosmético é feito, é necessária autorização da Anvisa para sua comercialização. Um cosmético manipulado em casa é muito instável e pode trazer diversas reações alérgicas, pois não se sabe o que possui em sua fórmula. O mesmo vale para produtos naturais como frutas, mel e afins”. Taynara ressalta que o uso não adequado destes ingredientes que não foram idealizados para fins estéticos podem causar sérios danos à saúde, à pele e, consequentemente, à autoestima.

Vitoria Roberta, 21 anos, é maquiadora. Como consumidora, ela garante ter mais gastos do que o normal por conta de sua profissão. A maquiadora prefere investir em produtos de qualidade mesmo sendo mais caros, pois o resultado é compensador. Em relação aos demais procedimentos, Vitoria admite não frequentar salões de beleza com regularidade. Desde pequena ela quem faz suas unhas, cuida de seu cabelo e faz sua própria maquiagem. “Para quem tem cabelo natural minha dica é fazer um banho de creme caseiro, deixar o creme agir por aproximadamente trinta minutos e depois lavar normalmente com shampoo. O cabelo fica com brilho e cheiro ótimos!”, indica. Vitoria garante que as máscaras faciais também podem ser feitas em casa. Ela ainda confessa que o segredo para uma maquiagem impecável é sempre testar novos produtos e técnicas. Desta forma, é possível se aperfeiçoar cada vez mais e, de quebra, economizar um dinheirinho.

menor-IMG_4872
DIY conquistou espaço no mercado da beleza por ser mais econômico. | Foto: Karine Amorim

Ketly Martins da Silva tem 21 anos, é designer de sobrancelhas, faz penteado e maquiagem. Ela ingressou no ramo da beleza quando começou a fazer os procedimentos em si mesma, não precisando mais ir ao salão. “Concordo com o “faça você mesmo”, porém a pessoa deve aliar dom e paciência, além de saber o que está fazendo para não cometer erros que podem acarretar em danos muitas vezes irreversíveis”. Ketly atende, por mês, cerca de setenta pessoas. Com um preço atrativo, a profissional atende suas clientes fiéis a cada quinze dias. Algumas gostam tanto de seus serviços que até fecharam um pacote semanal. O segredo, segundo ela, é fazer tudo com amor e dedicação.

arte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s