Esportes

Pessoas realizam na corrida o desejo de ter uma vida melhor

O esporte beneficia tanto a saúde física quanto a mental, mas também há alguns cuidados que precisam ser tomados na hora de praticar a corrida.

Texto: Carolina Santana, Any Costa e Gustavo Vasconcelos

Sete horas da manhã de uma terça-feira ensolarada. O sol aparece tímido acima do mar, que permanece calmo.  A areia clara, o mar de um azul magnífico, e sol fraco, mas que aquece em um dia de outono. Este é o cenário que Sandra Regina Tasca, 50 anos, presencia quase todas as manhãs quando se encontra com seu grupo de corrida na Praia Central de Balneário Camboriú. Ela e outras 15 pessoas correm durante uma hora e meia, sentindo a brisa marítima e curtindo o visual da cidade.

Sandra sempre praticou esportes, mas encontrou na corrida um diferencial para sua vida. “Para correr não tem que apenas querer, tem que ter força de vontade e gostar disso. Esse é o diferencial, o esforço.”, completa. Além disso, para ela, correr traz tranquilidade para a vida e aproxima as pessoas da natureza.

Assim como Sandra, Solange Medina, 51 anos, também se encantou com a corrida. Solange era sedentária e viu uma forma de melhorar sua qualidade de vida correndo. “Eu não tenho mais nada, aquele cansaço acabou. A minha pressão era baixíssima, agora controlou. Tudo melhorou. Não tenho nenhuma doença.”, conta.

DSC_0806
Sandra e Solange se encontram na Praia Central de Balneário Camboriú e junto com os outros alunos treinam para melhorar o desempenho na corrida. (FOTO: Carolina Santana)

As duas tiveram vontade de entrar no esporte vendo os treinos da Educative Assessoria Esportiva. Uma empresa que tem como objetivo melhorar a vida das pessoas por meio de treinos e alimentação e fortalecer vínculos de amizade, com encontros, viagens e confraternizações. O coordenador do grupo, Eduardo Ruppel Schiavo, conta que a ideia surgiu vendo esse tipo de trabalho em outros lugares pelo mundo. Ele confirma e concorda com os depoimentos das duas alunas. “Os benefícios da corrida são inúmeros. Tanto para a saúde física, como a melhoria de problemas cardíacos, como para a saúde mental”, diz Eduardo, que completa afirmando que a corrida serve como uma forma de meditação, trazendo uma maior qualidade de vida para o corredor.

Os treinos do grupo de corrida acontecem de segunda a quinta e também nos sábados. Os alunos encontram-se na Avenida Atlântica, em Balneário Camboriú, em frente ao Restaurante Porto Camarões, na altura da rua 3200, para iniciar com um aquecimento. Após aquecer os músculos, cada aluno realiza um treino exclusivo, de acordo com seus objetivos.

Há alguns cuidados que precisam ser tomados na hora de começar no esporte. Quem for praticar a corrida tem de prestar atenção no fortalecimento muscular, como lembra a profissional de Educação Física Jacqueline Feldmann. “Não é apenas correr, é preciso realizar um trabalho muscular em conjunto para evitar lesões, que são cada vez mais comuns”. Isso porque a corrida vem sendo muito procurada por pessoas que buscam uma atividade física e que, normalmente, não consultam um profissional adequado antes de começar.

3
Além de correr, é preciso um trabalho muscular para evitar lesões. (FOTO: Carolina Santana)

Jacqueline acredita que a corrida é popular, pois é um esporte que pode ser feito ao ar livre e é muito eficaz para o condicionamento físico e emagrecimento. Ela explica que, para começar no esporte, é preciso, primeiramente, sair da zona de conforto e ter força de vontade. É necessário iniciar com trotes e depois aumentar a intensidade. Também é possível variar nos terrenos de corrida, como areia, asfalto e subidas.

Outro motivo do esporte ter se popularizado é por causa dos grupos de corrida, como a Educative, que possui fácil acesso e proporciona tudo que a pessoa precisa. Mas além dos treinos, a empresa também participa de competições. As alunas Sandra e Solange já participaram de algumas, tanto no Brasil, quanto em outros países, como Uruguai e Argentina.  Para Eduardo, as competições são muito importantes para motivar os alunos, pois eles confirmam e analisam a evolução e sempre querem bater o próprio recorde.

As competições que os grupos de corrida participam, na maioria das vezes, são as classificadas como “corridas de rua”. De acordo com Jacqueline, elas são as de 5 km, 10 km, 21 km (meia maratona) e 42 km (maratona). Mas também há a corrida de obstáculos, cada vez mais popular no meio desses grupos, que buscam a corrida mais como um hobbie do que como profissão.

phpThumb
FONTE: RTP Notícias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s