Arte e Cultura

Itajaí em Cartaz: a cidade respira cultura

Itajaí recebeu um banho de cultura com um dos maiores festivais de teatro de Santa Catarina.

Texto por: Kamila Dias, Suelen Oliveira e Alexsandra Souza

“Sonhar pode! Assim tão simples e tão necessário lembrar. O poder de sonhar, e a partir dele, realizar.” Esta é a frase que a organização do Itajaí em Cartaz faz questão de enfatizar, quando se refere ao evento. Já se completaram 11 anos de encontro do teatro com a cidade de Itajaí. Esta foi uma edição especial, que homenageia o artista visual e poeta Mauro Caelum (in memoriam). O evento relembra o trabalho e ressalta, em suas apresentações, a fala do artista: “Viver por viver é oco, é pouco”.  Ou seja, a organização vê o teatro como algo a lembrar de que a vida precisa de preenchimento e de substância.

As atrações ocorreram durante uma semana, entre os dias 3 e 9 de junho, em vários pontos culturais e outros lugares públicos da cidade: Casa da Cultura, Teatro Sesc, Galeria de Artes Sesc, Calçadão Hercílio Luz, Mercado Público, Casa Ateliê Caelum, Praça Arno Bauer e escolas.

A programação está espalhada pela cidade. Levar para os teatros sempre será uma opção, “até porque são os locais mais adequados para grande parte dos espetáculos. Proporcionamos iluminação adequada, um espaço lúdico, diferente, e várias outras questões que envolvem o teatro em si”, relata a assessora de comunicação do evento, Camila Gonçalves.

De acordo com Camila, as escolas ainda não têm palco ou espaços que possam contribuir muito com o teatro, ainda mais quando se exige iluminação, sonoplastia e montagem de cenários. “Nosso objetivo é estar pela cidade e principalmente no teatro. As pessoas precisam frequentar esses espaços culturais do nosso município”, completa a assessora.

Um dos coordenadores da mostra, Adriano Magalhães, informa que foram 23 atrações artísticas, com 16 grupos de artistas de Itajaí. Desses grupos, oito fazem parte da Rede Itajaiense de Teatro. Além de moradores e visitantes, a plateia foi composta por alunos das escolas do município que agendaram suas visitas às apresentações.

O Itajaí em Cartaz foi realizado com a intenção de estimular o teatro, contribuir para a formação de público e apresentar o que é produzido nas artes cênicas locais. Além disso, reuniu os artistas de teatro em um único evento. Adriano conta que a mostra teatral é organizada anualmente pela Rede Itajaiense de Teatro. Nesta edição, o patrocínio foi da Unimed, por meio da Lei de incentivo à cultura do município, com a colaboração da Prefeitura Municipal de Itajaí e a Fundação Cultural.

23354216
Foto Divulgação da apresentação Dois Amores e um bicho, da Cia Experimentus. 

Gabriela Ramos reside em Itajaí e participou da atração cultural, junto com sua filha, que tem apenas um ano. Ela conta que decidiu levar a criança ao “mundo da arte”, para incentivá-la desde cedo a esse caminho. Ao falar sobre o evento em geral, Gabriela reconhece o quão foi trabalhoso executá-lo e como resultou em apresentações bem feitas.

A professora Samanta de Borba Pinto prestigiou o evento na cidade em que mora há mais de 20 anos. “É uma movimentação muito importante para a cultura do município”, avalia. Por serem entradas gratuitas ou com preços acessíveis, Samanta acredita que ficou ainda mais fácil para os moradores da cidade e da região assistir às apresentações.

Karla Caroline da Silva é moradora de Navegantes, tem apenas seis anos e aprovou a apresentação que assistiu. “#Mergulho”, um espetáculo realizado por dois artistas do grupo Eranos Círculo de Arte, voltado especialmente para crianças de um a seis anos, que conta a história de duas pessoas que vivem em universos diferentes e contam com a ajuda da plateia para se encontrar. O que chama a atenção nessa apresentação é a projeção digital atrelada ao som, um meio que viabiliza uma linguagem sensorial e imagética, fazendo com que haja interação entre a cena e a plateia. Karla foi a “corajosa” que se dispôs a ajudar na busca pelo rapaz, andando por cima do mar. A menina assistiu à apresentação com sua tia, e diz ter gostado da peça. “Foi bem legal, foi bem interessante, gostei de participar, porque assim a gente não fica só olhando”, diz a pequena.

19048544_1483080918438490_1198652833_o
Karla Caroline participando da apresentação de teatro.

Sandra Coelho é membro do grupo Eranos. O que mais a agrada é a espontaneidade das crianças, por ser algo que chama e prende a atenção das crianças. “O espetáculo é diferente dos demais, por conta da estrutura e da forma em que a história é contada”, analisa.

19047339_1483080715105177_961766561_o
Dois participantes do Eranos Círculo de Arte.

E para fechar o evento, o público foi convidado a participar do Sarau da REDE, em homenagem a Mauro Caelum, realizado no Mercado Público. O sarau foi o momento escolhido para finalizar o encontro entre artistas e público. Segundo a organização do Itajaí em Cartaz, tudo foi feito com muito amor e carinho. No site do evento, uma frase deixa evidente a proposta da mostra teatral: “Queremos nos encontrar com você e fazer um mundo melhor! Afinal, sonhar pode!”.

Confira tudo que rolou durante o evento, no link abaixo:

Itajaí em Cartaz

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s