Arte e Cultura

Nossa Toca: conheça o canal que incentiva os músicos da região

Em três anos de existência e com quase 18 milhões de visualizações, o canal Nossa Toca estimula a produção de música autoral

Texto: Carolina Santana, Gustavo Vasconcelos e Any Costa

“O principal objetivo é fazer alguma coisa que a gente acredite mesmo, produzir conteúdo de música autoral e se divertir durante o processo”. É assim que Leonardo Felippi defini o canal Nossa Toca. Um canal de música do Youtube que recebe artistas para criarem experiências musicais e trazer sons autorais. O canal já conta com 272.210 inscritos e já foi visto 17.904.478 vezes. Além do Youtube, a Toca também está no Facebook, Instagram e no Spotify.

Leonardo é um dos diretores do canal, junto com Giba Moojen e Rodrigo Schaefer. O canal começou em dezembro de 2013 e, após meses de gravações, publicou o primeiro vídeo no dia 29 de julho de 2014. O cover da música Crazy, do cantor Seal, interpretado por Nicolas Fresard, chegou a 710.766 visualizações. “O Giba uniu as pontas, uniu o que ele queria fazer com quem ele tinha por perto e aí surgiu o Nossa Toca”.

NT020 G4 0531
Rodrigo Schaefer, Giba Moser e Leonardo Felippi, os criadores do canal Nossa Toca. (FOTO: Arquivo Pessoal)

Por mais que a maioria dos vídeos seja covers de músicas famosas, a ideia é tornar o projeto cada vez mais autoral. “Fazer um negócio autoral é mais libertador porque a gente lida de uma forma mais independente. Faz aquilo que acredita, que sente que é o correto”, explica Leonardo. Atualmente, o canal tem buscado essa vertente. Muitos artistas gravam suas próprias músicas, ao invés de covers. É o caso da banda Brave Heart, de Curitiba. Eles vieram até Balneário Camboriú, onde fica a sede do Nossa Toca, e gravaram três vídeos – covers das músicas Lean On, do grupo Major Lazer, e Suspicious Minds, do Elvis Presley, e a música própria Remember Who Are. “Foi um momento muito especial, realmente algo que precisávamos vivenciar. Marcou a nossa passagem em 2015”, afirmam os garotos da banda, formada por Michael Bahr, Marcos Camillo e Silvio Filho.

A Brave Heart está na estrada desde 1992, tendo gravado já alguns EPs, singles e videoclipes. O contato com o Nossa Toca foi feito pela banda que, após ver um dos vídeos, percebeu que poderia colher bons frutos com a parceria e atingir um novo público. O objetivo deu certo. “Muitas pessoas que seguem o canal acabaram também nos seguindo”.

Quem também se deu bem na parceria foi a cantora Larissa Marinonio, do Rio de Janeiro. Segundo ela, após a participação no canal, muitas pessoas se interessaram pelo o seu trabalho, sendo esse o combustível para que o artista siga em frente. Larissa gravou os covers das músicas Love Never Felt So Good, do Michael Jackson, e Take Me To Church, do Hozier. “A importância do canal é mostrar a pluralidade de artistas bons que temos. Mostrar como somos capazes de fazer algo muito bem feito, que não se encaixa nos padrões comerciais atuais”.

Foi pensando nessa vertente autoral que, em 2016, a Toca lançou a sua primeira música: Não Temos Tempo. A música foi composta por Giba e pelo cantor Vitor Klein e se transformou no hino do canal com 818.494 visualizações. Além do Vitor, outros quatro artistas participaram da gravação da música. Entre eles Hana Pickler, que achou a experiência incrível. Segundo ela, tudo deu muito certo desde a gravação no estúdio até a do clipe. “Gravar com eles é sempre muito divertido e profissional. Os músicos parceiros também foram incríveis”. Pedro Schin, outro dos participantes do clipe, compartilha da opinião da colega. Ele nunca tinha participado de uma produção tão bem feita, como foi o clipe. De acordo com ele, tudo foi cronometrado e as cenas todas foram anotadas antes, além da “vibe” verdadeira. “Juntar os amigos para fazer isso, não tinha como não gostar”.

Além dessa, há planos para mais quatro músicas ainda este ano. “É bastante coisa, mas a gente está querendo muito caminhar para essa linha. É mais a cara da Toca e a gente consegue levantar mais uma mensagem de algo que a gente acredita”, explica Leonardo. Outro plano para o projeto é se aproximar mais das pessoas por meio de vídeos com plateia e shows. Eles fizeram o primeiro no evento Wedding Brasil 2017, em São Paulo, que reuniu cerca de 3 mil pessoas. E há uma procura para mais shows, que ainda estão sendo negociados. Além disso, Leonardo contou sobre algumas gravações feitas em São Paulo. Uma delas foi feita com o cantor americano Zeeba, que escreveu a música Hear Me Now, junto com o Dj Alok e já está disponível no canal. “Tudo vai dar mais certo no futuro, principalmente na parte financeira. A gente precisa de lucro para aumentar nossa produção e dar passos maiores”, afirma Leonardo.

Assim como a banda Brave Heart e a cantora Larissa, qualquer músico interessado pode participar do Nossa Toca. É só mandar um vídeo para o e-mail guest@nossatoca.com. Tem que ser uma gravação acústica, só voz e violão. Os vídeos passam por uma avaliação que leva em conta o talento e o tamanho do público que o cantor atinge. Assim, é possível verificar quais cantores têm mais potencial para participar do canal.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s