Bem-Estar

Haja maquiagem!

O uso excessivo de produtos de maquiagem pode trazer problemas para a saudade da pele

O uso excessivo de produtos de embelezamento pode trazer danos à saúde da pele. Moderação é o segredo para evitar problemas.

Por: Alexsandra de Souza; Kamila Dias; Suelen Oliveira

Passa base, batom e pó. Não esquece o primer, rímel e o blush só pra dar aquela aparência de saúde. É maquiagem para festa e também pra ficar com o aspecto de saudável, mas natural. São tantas variedades de produtos, para as mais variadas finalidades e peles, que quando entramos nas lojas de cosméticos é fácil se perder. O que vem a mente é se realmente precisamos passar tudo aquilo pra finalmente ter a make igualzinha à do tutorial que vimos no Youtube.

Porém, usar tantos produtos e não retirá-los da maneira correta pode acabar prejudicando a saúde da pele. A esteticista e professora da Univali Fabiana Thives, explica: “um dos maiores problemas em usar tantos produtos por repetidas vezes é o acúmulo de produto na pele que vai sobrecarregando com resíduos muitas vezes tóxicos, alterando a fisiologia e elementos como o pH da pele, a sua estrutura celular”.

Algumas pessoas costumam ter alergias ou irritações ao usar certos produtos. Outras sofrem com todos os tipos de maquiagens. Paula Rodrigues ,de 18 anos, não sai de casa sem passar maquiagem e acabou  tendo irritação nos olhos por causa do lápis. Há mais de três anos não usa mais lápis em suas makes. Já Rayane Mara Couto, de 21 anos, não pode usar absolutamente nenhum tipo de cosméticos, devido ao alto nível de alergia no seu corpo. Ela é alérgica a corantes e vários ingredientes que vai não só na maquiagem, mas em vários outros tipos de cosméticos. 

No vídeo abaixo, a dermatologista Geisa Costa esclarece para Juliana Rakoza, do canal Makeup Lab, algumas dúvidas sobre o uso de maquiagem todos os dias e também sobre os cuidados com a pele:

A professora Fabiana explica que todos os produtos podem gerar algum tipo de alergia, principalmente se possuírem metais pesados em suas composições. Por isso ela sugere o uso de produtos orgânicos e veganos. A estudante de estética Karina Cerqueira, de 18 anos, está com uma alergia abaixo do olho direito. Ela ainda não sabe o que ocasionou, mas não passa mais nenhum tipo de produto. Tem medo de que eles aumentem a alergia.

Fabiana ressalta que realmente é importante fazer a suspensão imediata do produto quando aparece alguma alergia. Devemos retirar a maquiagem com demaquilantes a base de água, depois lavar o rosto com sabonete e uma esponja ou toalha.

img-20170405-wa0005.

Para muitas pessoas, sair de cara limpa não tem problema nenhum. É o caso de Jéssica Luchtenberg, 21 anos, que apesar de adorar esses produtos prefere não usá-los todos os dias. Já Paula Ferreira, 21 anos, gosta de sair de cara limpa, porque curte a sensação de coçar os olhos e não parecer um “urso panda”.

A maquiagem está presente em nossas vidas desde cedo. Muitas pessoas, quando crianças, viram suas mães se maquiando e adoravam imitá-las. As meninas, principalmente, quando jovens ganham miniestojos de maquiagem, e pintam a si e as suas bonecas. Mas a esteticista Fabiana Thives alerta que é arriscado crianças fazerem uso desses cosméticos. A pele delas costuma ser mais delicada e normalmente esses produtos possuem ativos sintéticos e conservantes muito fortes. Por isso o ideal é que a maquiagem comece a ser usada a partir dos 12 anos.

É fundamental que o uso da maquiagem, como tudo na vida, seja usado com moderação. Respeitando cada estilo de pele e suas peculiaridades, às vezes o que uma pessoa usa, não deve ser usado por outra. É sempre importante que ao aparecer alergia  ou qualquer tipo de irritação suspenda  o produto e procure um médico especialista.

arte maquiagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s